Viver Direito: TJDFT reduz consumo de papel em 22% em 2019

por CS — publicado 2020-03-18T14:10:00-03:00

FACE_resultados-PLS-papel.pngEm 2019, o TJDFT reduziu em 22% o consumo de papel com relação a 2018, conforme Relatório de Desempenho de Metas do Plano de Logística Sustentável – PLS do Tribunal. Em números, isso significa dizer que o houve uma queda de 53.005 resmas, em 2018, para 41.084, no ano passado, ou seja, 5.960.500 folhas de papel a menos, o que representa 596 árvores preservadas.  

A Coordenação de Gestão Socioambiental do TJDFT – COGESA credita esse resultado à implantação do Processo Judicial Eletrônico – PJe, tendo em vista que a área judicial corresponde a 90% das demandas encaminhadas ao almoxarifado.

Outra novidade foi a abertura do processo licitatório para a contratação do almoxarifado virtual sob demanda, modalidade em que o estoque e a distribuição passam a ser de responsabilidade da empresa contratada, cabendo ao Tribunal o controle das demandas. 

O quantitativo de impressões no TJDFT, assim como o de papel, também tem diminuído desde a implantação do PJe e da sensibilização dos magistrados e servidores. Em 2019, o total de páginas impressas foi reduzido em 9,8% e a tendência é de redução ainda maior a partir de 2020, quando todo o acervo da Casa estiver digitalizado.

Plano de Logística Sustentável

O PLS do TJDFT, referência de modelo de gestão de recursos para outros órgãos públicos, foi criado, em junho de 2015, para monitorar indicadores relacionados ao custeio da máquina administrativa. O monitoramento é realizado pela COGESA, em parceria com a Secretaria de Planejamento e Gestão Estratégica – SEPG. 

Relatório de Desempenho de Metas do PLS, referente ao ano de 2019, traz dados sobre o consumo de água, copos descartáveis, energia elétrica, papel, impressão e contratos terceirizados, entre outros. Para saber sobre as ações de responsabilidade socioambiental do TJDFT, acesse a página do programa Viver Direito.

Leia também

Viver Direito: TJDFT divulga resultados do Plano de Logística Sustentável