60 anos do TJDFT: 1ª Vice-Presidente destaca importância da conciliação

por AR — publicado 2020-11-19T08:00:00-03:00

Ana Maria Duarte.png Está disponível no hotsite comemorativo dos 60 anos do TJDFT vídeo com trecho da entrevista da Desembargadora Ana Maria Duarte Amarante Brito, atual 1ª Vice-Presidente do TJDFT, sobre a importância da conciliação, que ganhou destaque com o novo Código de Processo Civil - CPC 2015.

O depoimento é o décimo (clique aqui e confira) de uma série de 11 e foi concedido ao Programa História Oral do Tribunal.  Na entrevista, a magistrada destaca que a conciliação, além de solucionar de forma mais rápida o conflito entre as partes, dá mais celeridade aos processos que tramitam na Justiça. 

"Por mais que corramos atrás, não conseguimos dar vazão. Entra mais do que sai. Então, nós temos que buscar alternativas. E o CPC, priorizando a audiência inaugural conciliatória, é uma das possíveis respostas ao acervo que temos, com a alta litigiosidade do povo brasileiro. Então, quem sabe, começa uma mudança de mentalidade”, afirma.  

A magistrada relata ainda um fato ocorrido em 1992, quando atuava como substituta da 7ª Vara Cível de Brasília. Na época, a então juíza atendeu ao pedido de uma advogada e marcou uma audiência. No dia, autor e réu conversaram e chegaram a um acordo. “Isso mostra que realmente é uma tentativa válida. É uma das soluções possíveis”, comenta.  

A entrevista da atual 1ª Vice-Presidente foi concedida ao Programa História Oral, em janeiro de 2016, e agora o vídeo com os melhores trechos é disponibilizado no site comemorativo dos 60 anos do TJDFT em alusão à Semana Nacional da Conciliação 

Hotsite “60 Anos do TJDFT”  

O TJDFT completou 60 anos no dia 21 de abril de 2020. Para comemorar a data, foi preparado um hotsite especial, composto por textos, fotos, vídeos e produtos comemorativos, que contam histórias e curiosidades sobre o Judiciário do DF 

Tanto o site quanto as demais ações referentes aos 60 anos do Tribunal foram pensadas e desenvolvidas pela 1ª Vice-Presidência do TJDFT, por meio da Secretaria de Gestão da Informação e do Conhecimento - SGIC e do Núcleo de Apoio à Preservação da Memória Institucional - NUAMI, com o apoio de várias unidades da Casa.