Atuação dos CEJUSCs do TJDFT durante pandemia é destaque no CNJ

por RM — publicado 2020-11-19T10:49:00-03:00

CNJ.jpgO trabalho dos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania do TJDFT – CEJUSCs foi destaque no site do Conselho Nacional de Justiça. Matéria publicada no último dia 17/11 trata do sucesso da realização de audiências virtuais de conciliação durante a pandemia da COVID-19, devido ao uso da plataforma Cisco Webex.

A publicação ressalta a busca do Tribunal pelo aperfeiçoamento e humanização dos atos virtuais. Em entrevista, a juíza do TJDFT Marina Xavier, que atua no CEJUSC de Ceilândia, afirmou que o primeiro caso de audiência por videoconferência, com as partes estando em estados diferentes e uma delas sendo surda, terminou com um acordo e um pedido de desculpas formal. “O Núcleo de Inclusão do TJDFT providenciou dois intérpretes em Libras e foi possível realizar a sessão de forma eficiente e acessível”, informou a magistrada.

A matéria destaca, ainda, a produtividade dos CEJUSCs. Segundo a juíza, de abril a agosto de 2020 foram realizadas mais de 13 mil sessões de conciliação. O TJDFT reestruturou o modelo de atendimento com o objetivo de facilitar o acesso e aumentar a transparência. “Temos investido bastante na acessibilidade do novo formato, para garantir que todos tenham acesso à Justiça, mesmo com a suspensão do atendimento presencial”, destacou a juíza.

Para acessar a íntegra da matéria, clique aqui.