Correio Braziliense publica artigo de Juíza do TJDFT sobre Justiça Comunitária

por ACS — publicado 2020-11-18T11:25:00-03:00

correio.jpgOs 20 anos do Programa Justiça Comunitária do TJDFT, celebrados no último mês de outubro, foram tema de artigo de autoria da Juíza Gláucia Falsarella Foley, publicado nessa terça-feira, 17/11, no site do jornal Correio Braziliense. Intitulado “A bruxa da rua e a Justiça que queremos”, o texto trata de um caso em que o processo de mediação comunitária ajudou a comunidade de uma rua a resolver questões que poderiam levar anos nos corredores dos tribunais.

A magistrada lembrou o aniversário do Programa Justiça Comunitária e que, há duas décadas “o TJDFT apoiou a possibilidade de trilharmos outros caminhos, outros desfechos, outros futuros” para histórias como a da “bruxa da rua”. “Desenvolvemos a mediação comunitária, em um formato absolutamente circular, dialógico e cooperativo”, o que possibilita que todos sejam ouvidos e que, sensibilizados e comprometidos, consigam resolver suas contendas.

Para a juíza do TJDFT, a mediação comunitária é uma “experiência radicalmente democrática”, em que a comunidade trata diretamente com mediadores comunitários capacitados, que perguntam: “quem são vocês?”; “como vocês se relacionam”?; “quais são as suas necessidades e qual o papel do Estado diante delas?”; “como vocês gostariam de se organizar?”.

Por fim, a Juíza Gláucia Foley lembra da importância do sistema de Justiça e reforça a esperança no Programa Justiça Comunitária. “Eu sei que a Justiça da Deusa Themis ainda é essencial, sobretudo em um país com tantas desigualdades, injustiças sociais e violências estruturais. Mas, a minha esperança é que, nos próximos 20 anos, eu possa convidá-lo, caro leitor, a refletir sobre como uma nova forma de se fazer justiça colaborou, há 40 anos, para ressignificar a nossa democracia”.

O artigo também está disponível no site do TJDFT,  no espaço Artigos local onde são divulgados periodicamente assuntos importantes para a Justiça local por meio de porta-vozes da Casa e pessoas relevantes do meio jurídico. Clique aqui e confira outros artigos de magistrados e servidores do TJDFT.

Clique aqui para ler o artigo no site do jornal Correio Braziliense.