Magistradas do TJDFT participam de evento sobre mulheres no Judiciário

por ACS — publicado 2020-11-25T11:46:00-03:00

JOTA_PRINT SITE.JPGA 1ª Vice-Presidente do TJDFT, desembargador Ana Maria Duarte Brito, e a juíza Marília Sampaio, titular do 6º Juizado Especial Cível de Brasília, participaram do webinar “20 anos de mulheres no STF: conquistas e necessidades de avanços”, evento promovido pelo site Jota, em parceria com a Transparência Eleitoral Brasil, realizado na última segunda-feira, 23/11. A íntegra do debate está disponível aqui.

O evento, que celebrou os 20 anos da nomeação da ministra Ellen Gracie Northfleet no STF, contou com oito magistradas, de primeira e segunda instância e de tribunais superiores, contando os desafios e questionamentos que enfrentam até hoje no Poder Judiciário.

A desembargadora Ana Maria ressaltou que as mulheres já conquistaram vários avanços na luta por mais igualdade, mas que as novas gerações femininas ainda irão enfrentar inúmeros desafios se quiserem seguir a carreira de magistrada, principalmente se isso ocorrer na fase de constituir família.

“Quando se passa para concurso de juiz, normalmente tem que assumir o cargo em alguma cidade do interior. O problema é: a mulher tem que ir para o interior e o marido com carreira na capital. E na Justiça Federal então? Qual marido vai acompanhar a mulher ou vai ficar na capital com os filhos? Há toda essa dificuldade. É trabalhar mais, ter uma conjuntura familiar muito peculiar para conseguir ficar na magistratura”, disse.

Já a juíza Marília Sampaio ilustrou como o machismo está presente no cotidiano das magistradas com o relato de uma audiência sobre maus tratos em que a parte não respondia às suas perguntas.  “Comecei a perceber no decorrer da audiência que ao promotor ele respondia. Negociamos para ele seguir com a audiência. Então, o promotor perguntou ‘por que você não responde à juíza?’, no que ele respondeu: ‘porque na minha terra, menino, mulher e cachorro não têm opinião'”.

A matéria completa sobre a íntegra do evento você encontra no site Jota. Clique aqui e acesse.