TJDFT realiza programação pelos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres

por CS — publicado 2020-11-20T09:00:00-03:00

Como parte das ações pelos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres, campanha internacional organizada desde 1991 por mulheres de todo o mundo, o Núcleo Judiciário da Mulher (NJM) do TJDFT preparou uma programação sobre a temática, com início a partir da próxima segunda-feira, 23/11, se estendendo até 10/12. As ações serão todas on-line, ainda em respeito às orientações de saúde pública, por conta da pandemia da Covid-19.

WhatsApp Image 2020-11-18 at 15.33.53.jpegNa segunda, 23/11, dentro da Semana Maria da Penha nas Escolas, instituída pela Lei Distrital 6.325/2019, será realizada uma live para o lançamento do toolkit Maria da Penha vai à Escola para Profissionais da Educação, com a pedagoga e servidora do TJDFT Myrian Sartori.

O material tem como objetivo divulgar ideias e propostas organizadas para auxiliar professores, educadores e gestores educacionais a trabalhar com o tema da violência contra a mulher, conforme os objetivos e a faixa etária dos estudantes envolvidos. A transmissão será feita ao vivo, a partir das 16h30, por meio do Canal do EducaDF, no YouTube. 

Ainda como parte do Programa Maria da Penha Vai à Escola, serão oferecidas palestras virtuais, entre os dias 23 e 27/11, para profissionais da educação, estudantes e familiares. As formações serão ministradas em parceria com representantes do Acordo de Cooperação Técnica do MPVE, de diversas instituições, e também com palestrantes voluntários cadastrados no programa.

WhatsApp Image 2020-11-18 at 13.24.12.jpegNo dia 2/12, acontece o webinário Masculinidades plurais e prevenção à violência de gênero, apresentado pelo assistente social Marcos Francisco e pelo psicólogo Miguel Vargas, ambos servidores do NJM/TJDFT. O evento será às 9h, é gratuito e aberto a todos os interessados. As inscrições serão abertas a partir do dia 23/11. Clique aqui e realize a sua.

O encerramento das ações será no dia 9/12, às 14h30, com o lançamento do livro Contribuições para a formação de profissionais da Segurança Pública no enfrentamento da violência contra a mulher, escrito pelos juízes Ben-Hur Viza, titular do Juizado de Violência Doméstica do Núcleo Bandeirante e ex-coordenador do NJM, e Fabriziane Figueiredo Zapata, titular do Juizado de Violência Doméstica do Riacho Fundo I e uma das atuais coordenadoras do NJM, em parceria com servidores do Núcleo e com a colaboração da Polícia Militar do Distrito Federal – PMDF.

No mesmo evento, será lançado o Manual Grupo Refletir, material sobre grupos reflexivos para profissionais da segurança pública autores de violência doméstica e/ou familiar contra a mulher: ação inovadora no Distrito Federal. O manual foi elaborado em conjunto pela Secretaria de Segurança Pública do DF, pelo Programa das Nações Unidas pelo Desenvolvimento - PNUD, pela ONU Mulheres e pelo NJM/TJDFT, com apoio da PMDF, PCDF, CBMDF, Detran-DF e Escola de Governo do Distrito Federal - EGOV. A transmissão dos lançamentos será pelo Canal do TJDFT, no YouTube. Acesse aqui para acompanhar. 

Participe das atividades, contribua para um mundo sem violência contra a mulher e lembre-se: o enfrentamento à violência doméstica é uma luta de toda a sociedade e pode começar por você.