Servidora da CIJ-DF palestra na V Semana do Bebê

por LF - SECOM/VIJ/DF — publicado 2020-11-04T16:32:06-03:00

A Coordenadoria da Infância e da Juventude do Distrito Federal (CIJ-DF) participa da V Semana do Bebê com a palestra on-line Vínculos e cuidados na primeira infância: contribuições da abordagem Pikler, a ser proferida pela servidora Karin Calazans Villapouca, em 4 de novembro, às 17h30. A transmissão será pelo canal da Secretaria de Justiça e Cidadania do DF (Sejus) no YouTube.

O evento acontece de 3 a 7 de novembro e é promovido pela Sejus, por meio da Subsecretaria de Políticas para Crianças e Adolescentes do GDF, com o apoio de parceiros, entre os quais a CIJ-DF.

A quinta edição da Semana do Bebê conta com diversas palestras e oficinas a distância e atividades presenciais, tais como práticas integrativas, aconselhamento sobre os mil primeiros dias do bebê e prevenção a acidentes, além de atendimento com pediatra e oficina do toque, promovida pelo Instituto Tocar.

Confira a programação:

Programação Semana do Bebe

Sobre a abordagem Pikler

Emmi Pikler foi uma pediatra austro-húngara que desenvolveu uma prática de cuidados para crianças de 0 a 3 anos marcante pela sensibilidade e respeito. A abordagem Pikler é embasada na promoção do pleno desenvolvimento infantil.

“Pikler acreditava que os gestos, as atividades cotidianas, o tom de voz, o olhar e a maneira como os adultos solucionam as questões são também formas de aprendizados para as crianças, indicando segurança afetiva e qualidade de proteção do vínculo entre elas e seus educadores. Quanto mais as crianças se sentem seguras e protegidas, melhor conseguem explorar os ambientes e estar disponíveis a se relacionarem”, explica Karin Calazans.

Baixe aqui o panfleto do evento.