TJDFT ganha sala específica para realizar audiências de grandes operações

por AB — publicado 2020-11-16T10:30:00-03:00

Sala1.pngNa última sexta-feira, 13/11, o Presidente do TJDFT, Desembargador Romeu Gonzaga Neiva, realizou a entrega simbólica da sala de audiências para grandes operações ao Juiz Assistente da Corregedoria, Pedro Yung-Tay Neto, no ato representando a Corregedora da Justiça do DF, Desembargadora Carmelita do Brasil Dias.

A sala - que irá funcionar no 2o. andar do bloco A do Fórum Desembargador Milton Sebastião Barbosa, em Brasília - é resultado de um antigo pleito da Corregedoria, diante da necessidade constante de dispor de instalações adequadas para realizar audiências com vários réus e que exigem a participação de múltiplos atores.

Na ocasião, o Presidente do TJDFT externou grande satisfação com a entrega do novo espaço, destacando que apesar do contexto da pandemia, a Administração do Tribunal segue funcionando. Agradeceu a todos que não se intimidaram e viabilizaram a execução desse projeto, e registrou: “Estamos vencendo os desafios e cumprindo nossas obrigações com mais excelência e criatividade, sempre pensando no bem-estar de todos: magistrados, servidores e jurisdicionados”.

O Juiz Pedro Yung-Tay, por sua vez, agradeceu a entrega, em nome da Desembargadora Carmelita, bem com o empenho da Presidência e dos envolvidos, em não poupar esforços para oferecer um local adequado para a realização das audiências dessa natureza, preservando a integridade de seus participantes. Frisou que o espaço representa uma grande conquista para a 1a. instância, e que a Corregedoria segue alinhada à Administração, trabalhando, juntos, em prol do Poder Judiciário do DF e da entrega de serviços com cada vez mais excelência.

Sala2.pngAs instalações

Com aproximadamente 110m2, a sala possibilita a realização de audiências com até 26 réus, e está equipada com sistema de captação de áudio e vídeo, permitindo a gravação em tempo integral das oitivas ali realizadas. Próximo à sala há um elevador privativo para a transporte dos réus de alta periculosidade, e o layout também atende à situação atual de pandemia, a exigir um distanciamento mínimo entre os participantes do ato, que contarão com mais conforto e segurança nas audiências de grande vulto.

Até então, quando havia a necessidade de realização de audiências com numerosos réus, era comum a Vara em questão – em geral, de natureza criminal – fazer uso das instalações do plenário do tribunal do júri, conforme a disponibilidade da agenda daquele juízo, ou do plenário do Fórum Desembargador Hugo Auler, precisando, assim, se deslocar para outro prédio.

Audiência prevista

Está prevista para os dias 14, 15 e 16 de dezembro, uma das primeiras utilizações da nova sala com a realização de uma audiência relativa a processo que tramita na 2a. Vara Criminal de Brasília e envolve 25 réus.

Trata-se de processo que apura o envolvimento de membros de uma organização criminosa voltada para o furto e receptação de gasolina e diesel no Distrito Federal, decorrente da operação batizada de S10.

Fotos: Antônio Leal