Semana da Conciliação: TJDFT promove webinários internacionais sobre Justiça Restaurativa

por CMA — publicado 2020-11-23T08:00:00-03:00

WEBINARIOS-SNC-TJDFT-2020.jpgO TJDFT promoverá dois webinários internacionais durante a XV Semana Nacional da Conciliação. Com os temas Justiça Restaurativa na Prática Diálogos Restaurativos - Julgamentos Mais Satisfatórios, os eventos serão realizados nos dias 1º/12 e 3/12, respectivamente, das 9h às 11h. Na ocasião, serão apresentadas ideias para o avanço das práticas de autocomposição de conflitos e justiça restaurativa. Os webinários serão transmitidos pela página do Tribunal no YouTube com tradução para a língua portuguesa. As inscrições podem ser realizadas até o dia 26/11 (links abaixo).

Para tratar do tema Justiça Restaurativa na Prática, foram convidados a docente espanhola Virginia Domingo, especialista em mediação penal e conferências restaurativas e Presidente da Sociedad Científica de Justicia Restaurativa; e o psicólogo Paulo Henrique Moratelli, delegado internacional para o Brasil da Sociedad Científica de Justicia Restaurativa (Espanha), membro do Conselho Global da Restorative Justice International (EUA) e Diretor Executivo da Coonozco.  

WEBINAR-3-12-20-SNC-TJDFT.jpgO psicólogo Paulo Henrique Moratelli também estará presente no webinar Diálogos Restaurativos - Julgamentos Mais Satisfatórios, que contará ainda com a participação do australiano Terry O’Connel, um dos pioneiros da justiça restaurativa no mundo e criador do modelo de Wagga-Wagga e das Perguntas Restaurativas. Promovidos pela Escola de Formação Judiciária do TJDFT e pelo Núcleo Permanente de Justiça Restaurativa - NUJURES, os eventos fazem parte da programação da XV Semana Nacional da Conciliação.

Semana Nacional da Conciliação

No período de 30/11 a 4/12, o TJDFT participa da 15ª edição da Semana Nacional da Conciliação - SNC, promovida, anualmente, pelo Conselho Nacional de Justiça - CNJ. Com o slogan "Menos conflito, mais resultado", a SNC acontece simultaneamente em todos os tribunais do país e integra o Movimento Nacional de Conciliação.

Além dos webinários internacionais, o TJDFT promoverá, no dia 30/11, a partir das 9h30, o Webinar Conciliação na Pandemia: desafios e oportunidades, que marca a abertura da SNC no Tribunal. O evento contará com palestra magna do Ministro do STJ Marco Aurélio Buzzi e talk show sob o comando da 2ª Vice-Presidente do TJDFT, Desembargadora Sandra De Santis, que contará com a participação de magistrados e gestores da Casa. As inscrições para o evento de abertura também podem ser feitas até 26/11 (links abaixo).

A SNC é realizada desde 2006, sempre com a participação efetiva do Judiciário do DF. Aliás, o TJDFT realiza mutirões de conciliação desde 2003, com resultados acima da média. Para tanto, conta com o Núcleo Permanente de Mediação e Conciliação e 21 Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania, vinculados à 2ª Vice-Presidência do Tribunal.

Como parte das ações da 15ª edição da SNC, a 2ª Vice-Presidência do TJDFT produziu ainda uma série de vídeos sobre os serviços oferecidos pelo Tribunal no que tange aos métodos autocompositivos para resolução de conflitos, que estão sendo divulgados nas redes sociais oficiais do TJDFT. 

Inscrições

Magistrados e Servidores (público interno):

Webinar Conciliação na Pandemia: desafios e oportunidades (30/11)
Webinar Internacional Justiça Restaurativa na Prática (1º12)
Webinar Internacional Diálogos Restaurativos - Julgamentos Mais Satisfatórios (3/12)

Demais interessados (público externo):

Webinar Conciliação na Pandemia: desafios e oportunidades (30/11)
Webinar Internacional Justiça Restaurativa na Prática (1º12)
Webinar Internacional Diálogos Restaurativos - Julgamentos Mais Satisfatórios (3/12)

Conciliação: menos conflito, mais resultado!