TJDFT registra mais de 1,3 milhão de atos judiciais nos últimos sete meses

por TT — publicado 2020-10-21T14:55:00-03:00

homem de terno digitando em notebook com o martelo do juiz em primeiro planoNo período de 16/3 a 18/10, os magistrados da Justiça do DF proferiram 1.314.378 atos judiciais, entre acórdãos, sentenças, decisões e despachos. No mesmo período, os servidores realizaram 14.281.088 atos de expediente, dando andamento à tramitação dos processos judiciais.

Durante a pandemia, o TJDFT adotou o regime de teletrabalho e adequou uma série de serviços ao formato digital para que a prestação jurisdicional no DF siga sem interrupção e com níveis satisfatórios de produtividade.

Apesar da vedação do trabalho presencial nas dependências do Tribunal, algumas atividades estão sendo retomadas gradualmente, conforme plano elaborado por grupo de trabalho do TJDFT com foco na preservação da integridade da saúde de usuários, magistrados, servidores, colaboradores e partes

Nesta semana, foi autorizada a retomada do trabalho presencial nas perícias determinadas pela Vara de Ações Previdenciárias do Distrito Federal – VAP-DF e em ações do DPVAT e, também, os acordos diretos da Coordenadoria de Conciliação de Precatórios – COORPRE.

Desde o início de agosto, o TJDFT realiza audiências presenciais em processos com réus presos, assim como aquelas envolvendo adolescentes internados e de justificação em caso de descumprimento de medida socioeducativa.

Além disso, foram retomadas as sessões dos Tribunais do Júri e os leilões judiciais, nos quais estão sendo observados todas as medidas preventivas sanitárias contra o novo coronavírus previstas em lei. A retomada gradual das atividades presenciais tem como base as Portarias Conjuntas 72/2020, 78/2020, 110/2020.

Fale com a gente

Advogados, partes e usuários podem entrar em contato diretamente com as unidades do TJDFT, quando necessário, por meio dos telefones e e-mails disponíveis no site do Tribunal. É possível ainda contar com a Ouvidoria-Geral para dúvidas, reclamações, denúncias, sugestões e elogios relativos à atuação do órgão.