Agilidade do TJDFT é destaque no site Metrópoles

por ACS — publicado 2020-09-29T13:28:20-03:00

METROPOLES.jpgO TJDFT foi destaque em matéria publicada na edição desta terça-feira, 29/9, do site de notícias Metrópoles. Intitulada “DF é a terceira unidade da Federação com mais processos no TJ por habitante”, a reportagem ressalta que a Justiça do Distrito Federal foi a que mais recebeu novos processos em 2019, entre os tribunais de médio porte, com uma taxa de 12 mil novos casos para cada 100 mil habitantes. A matéria destaca, também, a rapidez dos julgamentos, o baixo valor das custas processuais, a grande especialização do Tribunal, assim como a gestão de despesas da Casa. Clique aqui para ler a reportagem.

De acordo com a reportagem, a alta demanda da Justiça do DF deve-se a características da população local, como a alta escolaridade, além de ter a custa processual mais baixa do Brasil, de R$ 209,38 por ação, em 2019.

O TJDFT, segundo dados do relatório Justiça em Números, do Conselho Nacional de Justiça – CNJ, publicados recentemente e utilizados pela reportagem, “é a Corte de médio porte mais ágil no giro de acervo, com média de 1 ano e 7 meses, e com menor congestionamento, de 61%”, o que “se traduz em uma sensação de efetividade da Justiça para a população, que mitiga a sensação de impunidade”, afirmou a advogada Thaís Maldonado, ouvida pela equipe do Metrópoles.

Os bons números refletem ações como a execução dos projetos Ampliação e Instalação de Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania, Central de Inteligência do TJDFT, entre outros.

No que tange aos custos, a reportagem cita o compromisso do TJDFT, que tem se esforçado para melhorar a gestão de despesas, visto que nos últimos anos, o Tribunal tem reduzido o consumo de água, energia, impressões, correios; contratado número reduzido de estagiários; e mantido o custo médio nos contratos de serviços terceirizados. Essa prática trouxe incontestável economia para o orçamento. Atualmente, durante a pandemia, foi reduzida em R$ 10 milhões a despesa com os 15 maiores contratos de custeio na Casa.  

CONTEÚDO RELACIONADO

TJDFT atinge 99% no Índice de Produtividade Comparada da Justiça estadual