Evento online abordará a inserção das pessoas com deficiência no mercado de trabalho

por SB — publicado 2020-09-25T18:36:00-03:00

#ParaTodosVerem: Cartaz de Divulgação de Live. Acima, com letras na cor vinho, está o tema: Inserção da Pessoa com Deficiência no Mercado de Trabalho, no Contexto de Pandemia por Covid-19. Abaixo, à esquerda, símbolos, dispostos em quatro quadrados coloridos, em pares, representam as deficiências física (imagem de pessoa em cadeira de rodas), mental (contorno de uma cabeça de perfil, destacando o cérebro), auditiva (duas mãos fazendo sinal de Libras) e visual (pessoa andando com uma bengala). Ainda à esquerda, os dizeres: 29 de setembro (terça-feira), das 15h às 17h, e o canal de transmissão da Live: youtube.com/TST. Em seguida, os símbolos indicativos de que o evento contará com Interpretação em Libras e Legenda em Tempo Real e o símbolo internacional de acessibilidade da ONU. À direita, inseridas em círculos em sequência vertical, foto do Ministro Luiz Dezena (TST), que fará a abertura do evento, e dos três Palestrantes: Ministro Cláudio Brandão (TST), Desembargador Ricardo Tadeu (TRT da 9ª Região) e Juíza Déa Marisa Yule (TRT da 24ª Região). No rodapé, há as inscrições "Apoio:" seguida da logomarca da Rede de Acessibilidade, e "Realização: Núcleo de Acessibilidade e Inclusão e Comissão Permanente de Acessibilidade e Incusão", seguida da logo do TST.  A Inserção da Pessoa com Deficiência no Mercado de Trabalho, no Contexto de Pandemia por COVID 19 será o tema abordado em live a ser realizada na terça-feira, 29/9, das 15h às 17h, no Youtube.

A transmissão contará com tradução em Libras, legenda automática e audiodescrição. Clique aqui ou na imagem ao lado para participar.

O evento é promovido  pela Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão e pelo Núcleo de Acessibilidade e Inclusão do Tribunal Superior do Trabalho - TST, e tem o apoio da Rede de Acessibilidade e Inclusão da Pessoa com Deficiência, da qual o TJDFT faz parte.

O encontro será aberto pelo Ministro Luiz Dezena, do TST, e contará com palestras do Ministro Cláudio Brandão, do TST, do Desembargador Ricardo Tadeu, do TRT da 9ª Região, e da Juíza Déa Marisa Yule, do TRT da 24ª Região.

O objetivo é promover o debate sobre os direitos trabalhistas das pessoas com deficiência,  as garantias previstas na legislação brasileira e a inserção desse público no mercado de trabalho. Será abordado também o impacto da pandemia na oferta de postos de trabalho às pessoas com deficiência.

Desde 2017, o TJDFT faz parte da Rede de Acessibilidade, ao lado do Senado Federal, da Câmara dos Deputados, do Supremo Tribunal Federal -STF, do Tribunal de Contas da União - TCU, do Superior Tribunal de Justiça - STJ, do Tribunal Superior do Trabalho – TST e do Tribunal Superior Eleitoral - TSE. A Rede estabelece cooperação técnica no âmbito da acessibilidade e da inclusão social da pessoa com deficiência. por meio do intercâmbio de experiências, informações, pesquisas, tecnologias e soluções de acessibilidade entre os órgãos parceiros.