Juiz do TJDFT fala sobre violência doméstica ao CB.Poder

por ACS — publicado 2020-09-14T10:46:00-03:00

CBPoder juiz Ben-Hur Viza.pngO juiz Ben-Hur Viza, coordenador do Núcleo Judiciário da Mulher do TJDFT e titular do Juizado de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher do Núcleo Bandeirante, concedeu entrevista na última segunda-feira, 9/9, ao CB. Poder, programa produzido em parceria entre o Correio Braziliense e a TV Brasília. A íntegra da entrevista você encontra neste link. A matéria do Correio Braziliense em texto você encontra clicando aqui.

O magistrado falou sobre a importância das denúncias em casos de violência doméstica e ressaltou que o feminicídio eventualmente é um desdobramento dessa situação. Abordou também as questões do machismo e da masculinidade tóxica, que sob o seu ponto de vista são prejudiciais para homens e mulheres.

Ao tratar sobre a questão cultural no contexto da violência doméstica, o juiz destacou o conceito de rainha do lar que se tem da mulher e as consequências disso “(...) isso está tão encarnado na cultura que, às vezes, o homem agride a mulher quando ela falha em alguma dessas atividades que até é humanamente impossível desenvolver todas com perfeição. Entra de novo a importância da educação, de mostrar isso desde o início para as crianças, jovens em formação de que isso tem relação direta com o que vem depois”.

O entrevistado

O juiz Ben-Hur Viza é graduado em Direito pela Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais Vianna Júnior, de Juiz de Fora-MG, e pós-graduado em Direito Penal pela Universidade Católica de Brasília - UCB. Juiz de Direito no TJDFT desde 1997, é titular do Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher do Núcleo Bandeirante e juiz coordenador do Núcleo Judiciário da Mulher – NJM/TJDFT. Idealizador do projeto Maria da Penha vai à Escola, é formador e palestrante sobre temas relacionados à Lei Maria da Penha no TJDFT, ENFAM e em diversas instituições da Rede de Proteção às Mulheres.