Memorial TJDFT: linha do tempo conta história do Tribunal de forma moderna e inclusiva

por AR — publicado 2020-09-18T16:40:00-03:00

MATERIA-memorial-TJDFT-linha-do-tempo.jpgHistória e modernização podem andar juntas sim. Prova disso é que agora os 60 anos do TJDFT serão contados de forma mais atrativa e com acessibilidade. Isso porque todo o conteúdo histórico da Casa passou a ser disponibilizado tanto em formato de infográfico quanto por meio de recursos de acessibilidade. O objetivo é tornar a página do Memorial TJDFT – Desembargadora Lila Pimenta Duarte cada vez mais completa e inclusiva, a fim de auxiliar todos que querem conhecer e pesquisar a história da Justiça do Distrito Federal.  

 

Antes da mudança para o novo formato, todo o conteúdo da Linha do Tempo passou por uma grande revisão e agora foi disponibilizado associado a imagens, o que torna a leitura mais rica e atrativa. Como parte de um amplo projeto de revitalização da página do Memorial TJDFT, também foram desenvolvidos infográficos que ajudam nessa importante missão de contar e perpetuar a história institucional do Tribunal.

 

Nesse formato, a trajetória do TJDFT segue dividia em quatro partes: 1960- 1976; 1980-1999; 2000-2019 e 2020-2039. O conteúdo é atualizado na medida em que fatos relevantes vão acontecendo, como a primeira sessão telepresencial do Tribunal Pleno, que deu posse aos desembargadores Romeu Gonzaga Neiva, Ana Maria Duarte Brito, Sandra De Santis e Carmelita Indiano do Brasil Dias, como gestores do TJDFT no biênio 2020-2022.  A sessão ocorreu no dia 22 de abril deste ano e foi realizada virtualmente, em razão das medidas de distanciamento adotadas pelo TJDFT decorrentes da pandemia da Covid-19.

 

Os fatos históricos estão disponíveis também na página "Conteúdo com acessibilidade", criada para permitir o acesso ao conteúdo por meio de audiodescrição e com uso da língua brasileira de sinais – LIBRAS. O TJDFT entende que escrever a sua história é adaptar-se aos novos tempos e perseguir a excelência da prestação jurisdicional, promovendo a paz social também por meio da inclusão, sustentabilidade, modernidade e inovação.

 

Confira nossa Linha do Tempo e venha conhecer a nossa história.