Pandemia: TJDFT realiza mais de 1,1 milhão de atos judiciais em 6 meses

por TT — publicado 2020-09-22T18:25:00-03:00

teletrabalho 22-9.jpegNos últimos 6 meses em que vivemos um período de distanciamento social imposto pela pandemia da Covid-19, muita coisa mudou, mas a produtividade do TJDFT só aumentou. No período de 16/3 a 20/9, os magistrados da Justiça local proferiram 1.135.286 atos judiciais, entre sentenças, acórdãos, despachos e decisões. No mesmo período, os servidores realizaram 12.253.679 atos de expediente, de forma a dar andamento aos processos judiciais em tramitação.

Para tornar tudo isso possível,desde o início da pandemia, o TJDFT veio promovendo a adequação de vários serviços ao formato digital. Entre as medidas adotadas recentemente está a autorização, de forma excepcional e temporária, da utilização de meios eletrônicos para comunicação dos atos processuais e a dispensa da colheita da nota de ciência pelos oficiais de justiça, conforme a Portaria GC 155/2020.

Retomada atividades

Grupo de trabalho do TJDFT atua na elaboração de plano de retomada gradual das atividades presenciais do Tribunal, com foco na preservação da integridade da saúde de usuários, magistrados, servidores, colaboradores e partes. 

Na última semana, o TJDFT anunciou a retomada dos leilões judiciais, observadas as medidas de segurança sanitárias. O 2º Leilão Público Coletivo de 2020 será realizado no dia 6/10, a partir das 14h, no prédio da antiga Vara da Infância e da Juventude - VIJ, localizado na SGAN 909 Módulos D/E – Térreo.

Desde o dia 3/8, está autorizada a realização de audiências presenciais em processos com réus presos, bem como aquelas envolvendo adolescentes internados e de justificação em caso de descumprimento de medida socioeducativa.

O Tribunal segue monitorando a evolução da doença no DF de forma a subsidiar as decisões relativas à retomada das audiências presenciais com foco na integridade física das pessoas.

Fale com a gente

Advogados, partes e usuários podem entrar em contato diretamente com as unidades do TJDFT, quando necessário, por meio dos telefones e e-mails disponíveis no site do Tribunal. É possível ainda contar com a nossa Ouvidoria-Geral para dúvidas, reclamações, denúncias, sugestões e elogios relativos à atuação do órgão.