Balcão Virtual: TJDFT promove atendimento internacional na pandemia

por AB — publicado 2021-04-22T14:32:00-03:00

Imagem das informacoes demograficas do atendimento do balcao virtualPassados 30 dias de sua implantação - ocorrida no último dia 22/3 - o Balcão de Atendimento Virtual do TJDFT vem se consolidando como uma ferramenta capaz de romper barreiras físicas, aproximar os usuários da Justiça e promover a efetiva entrega da prestação jurisdicional, nesse cenário de atendimento a distância, imposto pela pandemia da Covid-19.  

Com cerca de 6,5 mil atendimentos realizados, solicitados de diversas partes do país e do mundo, o Balcão Virtual tem sido o meio mais utilizado por advogados e partes para buscar informações sobre processos e sanar dúvidas junto às unidades judiciais da 1ª e 2ª instâncias do TJDFT.  

Desde que foi lançado, o Balcão tem sido constantemente monitorado e já recebeu várias melhorias. Com a criação de painel gerencial de BI (Business Intelligence), foi possível verificar a realização, em média, de 340 atendimentos diários, com duração aproximada de 12 minutos. O desktop foi o meio mais utilizado para acesso ao Balcão Virtual (60%), e os advogados se destacaram como maioria do público que procuraram o serviço. 

O Tribunal também pode acompanhar, em tempo real, a localidade onde foi originado o pedido de atendimento. Assim, já foram registradas chamadas desde estados como GO, BA, MG, SP, RJ e PR, como de outros países: Estados Unidos, França, Holanda e Japão. 

Os usuários também têm se mostrado bastante satisfeitos com a ferramenta e com o serviço prestado. Com cerca de 2 mil pesquisas respondidas ao término dos atendimentos, foi registrado índice de 4,7 de satisfação, sendo 5 a pontuação máxima.  

Grafico Balcacao Virtual.pngA disponibilização de novas orientações e ferramentas de apoio para melhor direcionar o usuário e agilizar o atendimento estão entre as melhorias implementadas neste primeiro mês de funcionamento. Dentre elas, manuais de uso, links de acesso à loja do aplicativo para baixar o Microsoft Teams (quando o acesso é feito pelo celular) e opção de atendimento preferencial.  

O TJDFT continua estudando novas melhorias, voltadas principalmente à acessibilidade e facilidade do uso da ferramenta, com o objetivo de ampliar ainda mais o acesso de todos que recorrem à Justiça em busca de seus direitos, além de garantir a excelência dos serviços prestados.