Centro de Inteligência da Justiça do DF conhece iniciativas do STJ e TJMT na gestão judiciária

por ACS — publicado 2021-04-14T10:05:00-03:00

CIJDF.jpgO Centro de Inteligência da Justiça do DF - CIJDF promoveu reuniões recentes com equipes do Superior Tribunal de Justiça – STJ e do Tribunal de Justiça do Mato Grosso - TJMT, com o objetivo de conhecer iniciativas que visam  promover melhorias no gerenciamento das unidades judiciárias, bem como a possibilidade de compartilhamento de tecnologias entre as instituições para diversos fins.  

Nesta segunda-feira, 12/4, o encontro aconteceu entre as equipes de Tecnologia da Informação do Superior Tribunal de Justiça - STJ e do TJDFT para apresentação das ferramentas utilizadas no sistema ATHOS. O sistema, desenvolvido pelo STJ, possibilita o agrupamento semântico e o monitoramento da pesquisa de documentos apoiados por inteligência artificial. O objetivo do Athos é reduzir o esforço na triagem de processos, apoiar atividades de análise de processos e auxiliar na seleção de recursos representativos da controvérsia. Além disso, está habilitado a amparar a identificação de repetitividade de matérias, assessorar na busca de antecedentes e monitorar novos processos em tempo real.  

A ferramenta de IA também colabora com o NUGEPNAC, ao atuar na identificação de processos que versam sobre a mesma controvérsia jurídica, com o intuito de fixar teses vinculantes. O sistema também opera na identificação de matéria de notória relevância, entendimentos convergentes e/ou divergentes entre órgãos do STJ e possíveis distinções ou superações de precedentes qualificados.

A Juíza do TJDFT Luciana Sorrentino, uma das coordenadoras do Centro de Inteligência, destacou a praticidade do Athos e ressaltou a importância de dar continuidade às tratativas para concretização do acordo de cooperação técnica entre o STJ e o TJDFT, a fim de promover um saudável intercâmbio de informações que irá beneficiar todo o Judiciário.

CIJDF - DR LUNARDI.jpgJá durante o encontro com o TJMT, o magistrado João Thiago Guerra  apresentou o sistema de Business Intelligence (BI) utilizado, com sucesso, naquele Tribunal para o gerenciamento das unidades judiciárias. Ele explicou que o sistema traz dados imprescindíveis para a adequada gestão das varas e funciona com três principais painéis: operacional, tático e estratégico.

Na ocasião, o Juiz do TJDFT Fabrício Lunardi sustentou a viabilidade de transferência de tecnologia entre os Tribunais, enquanto a Juíza Auxiliar da Corregedoria do DF Marilza Neves Gebrim sugeriu a criação de painel semelhante adaptado à realidade local, o que será objeto de estudo pelo Centro de Inteligência da Justiça do DF.

Conheça mais sobre o CIJDF clicando aqui.