Dia Mundial da Saúde: TJDFT divulga ações de saúde realizadas em 2020

por MLC — publicado 2021-04-07T15:00:00-03:00

Dia Mundial da Saúde.jpgNa data em que se comemora o Dia Mundial da Saúde, 7/4, e Dia Nacional de Mobilização pela Promoção da Saúde e Qualidade de Vida, 6/4, o TJDFT divulga iniciativas sobre o tema, realizadas em 2020, junto a magistrados, servidores, dependentes e colaboradores da Casa. Num ano bastante desafiador, a Secretaria de Saúde e o Programa de Qualidade de Vida no Trabalho (Pró-Vida) promoveram ações que alcançaram quase 60 mil pessoas, entre atendimentos médicos e medidas preventivas de saúde.

A pandemia do novo coronavírus exigiu medidas urgentes e eficazes de todos, no que diz respeito à saúde. Assim, o Tribunal se adequou rapidamente na prevenção e no enfrentamento da doença, mantendo de forma remota seus atendimentos e ações. Além de elaborar um Manual para auxiliar magistrados e servidores no exercício do teletrabalho, e também sobre medidas preventivas, houve distribuição de equipamentos de proteção individual aos servidores que tiveram que permanecer em trabalho presencial. O corpo clínico do Tribunal também se empenhou diuturnamente na orientação e acompanhamento de todos os membros da Casa que sofreram contaminação pelo novo coronavírus, promovendo apoio médico e psicológico.

Com sua força de trabalho voltada para o combate à COVID-19, o Pró-Vida direcionou suas atividades para as ações do Programa “Saúde, Corpo e Mente” que tem o objetivo de promover conhecimentos técnico-científicos relativos ao estresse, ansiedade, traumas, emoções e integralidade do ser. O programa foi executado de forma virtual, por meio de seus subprogramas, e conseguiu identificar e intervir preventivamente nos principais comportamentos que causam o adoecimento de ordem psicológica, contando com a participação expressiva do seu corpo funcional.

Ainda com esse objetivo, o Pró-Vida seguiu com os programas antitabagismo, saúde para gestantes e saúde global, entre outros, e produziu material com várias ferramentas de gestão do estresse e da ansiedade, artigos, cartilhas, dicas de saúde, vídeos com práticas guiadas e outras alternativas. Recentemente, lançou também a 2ª temporada do podcast “Viva bem, trabalhe melhor” (clique aqui para conferir).

Neste ano de 2021, o tema do Dia Mundial da Saúde é “Construindo um mundo mais justo e saudável”. Nesse sentido, o TJDFT segue prevenindo e tratando doenças para manter e promover a saúde física, mental e emocional de seus membros, em consonância com Resolução 207 do CNJ, que instituiu a Política de Atenção Integral à Saúde de Magistrados e Servidores do Poder Judiciário, cujo objetivo é zelar pelas condições de saúde de seus agentes públicos, para dar continuidade à entrega da prestação jurisdicional ágil e efetiva.