Escola de Administração Judiciária do TJDFT homenageia Desembargador George Leite

por ACS — publicado 2021-04-05T14:25:00-03:00
A Escola de Administração Judiciária do TJDFT Ministro Vicente Cernicchiaro presta homenagem ao Desembargador George Lopes Leite, de quem carinhosamente nos despedimos no último dia 30/03, em virtude da Covid-19. Confira abaixo.

 

RÉQUIEM PARA UM SER HUMANO ÚNICO CHAMADO GEORGE

Homenagem da Escola ao seu Diretor!

Pelas dependências do Tribunal, em direção à Escola que tanto amava e projetou no cenário nacional, caminhava com passos firmes e leves, reflexo de sua existência, e dava-nos de brinde seu sorriso fácil e um abraço fraterno e acolhedor.

”Mudar o mundo, meu amigo Sancho, não é loucura, não é utopia, é justiça”.

Essa frase proferida pelo cavaleiro de Cervantes bem poderia ter sido pronunciada pelo nosso ilustríssimo Desembargador George Lopes Leite, contador nato de histórias, que revelam sua sabedoria acumulada, envergadura moral e excelência como jurista em defesa da humanização das decisões.

O dia 30 de março perdeu grande parte de seu brilho. A Escola de Formação Judiciária – Ministro Luiz Vicente Cernicchiaro fechou as suas salas de aula virtuais para homenagear uma estrela de primeira grandeza da magistratura do DF. O Diretor e desembargador George Lopes Leite que nos ensinou grandes lições sobre humanidade, humildade intelectual, senso de justiça, crítica aos estereótipos, amor às artes e à cultura brasileira... deixa o palco da vida!

Quem teve a boa ventura de conhecer e conviver com o Des. George sabe que os sentimentos de amor e de justiça sempre inspiraram a sua trajetória de vida.

Cortês, gentil, incentivador de pessoas e projetos, um homem de bem, que pautou sua carreira no ser humano no sentido mais amplo e profundo da expressão.

Sua missão à frente da Escola iniciou-se em 04 de maio de 2012 e deixará um legado de aprendizado, amor, incentivo e encorajamento a cada um que teve a honra de estar próximo a ele.

O autor moçambicano Mia Couto escreveu um poema intitulado “A Casa e o Nome” que traz muito do que sentimos ao pensarmos no Desembargador George. Um menino que nascido em Mossoró/RN, 9 irmãos, conquistou sonhos, “desencobriu vidas, espanejou histórias e colheu falas, suspiros, palavras”. (...), “E por fim, o menino entendeu: – o que lhe fazia companhia era o que nunca tinha guardado. Porque não havia casa a não ser no vazio da ilusão, e não era senão ele mesmo a sua interminável construção”.

Siga em paz a interminável construção da vida que todos nós faremos um dia, Excelência! A luz da eternidade já o recebeu. Siga em paz.

À fronteira da dor e da saudade que fica, seguiremos com os ensinamentos repassados por nosso fiel timoneiro.

Nossos profundos sentimentos, nossos abraços carinhosos!