Juízes do TJDFT homenageiam Desembargador George Lopes Leite por meio de doação

por ACS — publicado 2021-04-20T11:39:00-03:00

Juíza Leila Cury e mais duas pessoas em uma sala com itens de limpeza e higiene pessoal e um banner com foto do Desembargador George Lopes LeiteMagistrados do TJDFT realizaram doação de 820 itens de limpeza e higiene pessoal ao Sistema Penitenciário do Distrito Federal na última quinta-feira, 15/4. A ação é uma homenagem in memorian do Desembargador George Lopes Leite, falecido em 30/3/2021, devido a complicações decorrentes da COVID-19. A entrega dos produtos foi realizada pela Juíza Leila Cury, titular da Vara de Execuções Penais do Distrito Federal – VEP/DF.

A homenagem se soma às diversas manifestações de carinho e apreço pelo magistrado que se seguiram ao seu falecimento, como os pronunciamentos durante a 4ª Sessão Extraordinária do Tribunal Pleno do TJDFT e por meio de textos, discursos e vídeos produzidos em sua memória.

Em respeito ao olhar dedicado aos presos e menos favorecidos que o Desembargador George sempre teve, as coroas de flores tradicionalmente usadas como forma de homenagem em sua despedida foram transformadas em doações. A ação foi idealizada pela Juíza de Direito do TJDFT Thaíssa Guimarães, sendo que parte do valor arrecado foi destinado à compra de cestas básicas doadas à campanha Fórum Solidário, promovida pela Diretoria do Fórum de Planaltina, e o restante resultou na compra dos produtos entregues na última quinta-feira, ao sistema prisional do DF.

GEORGE LOPES LEITE

Muito querido por todos que o conheciam, o Desembargador George Lopes Leite era natural de Mossoró, no Rio Grande do Norte, e contava com 70 anos, completos no último dia 08 de fevereiro. Nomeado Juiz de Direito Substituto da Justiça do Distrito Federal, em 29/8/1988, foi promovido a Desembargador do TJDFT, em 26/10/2006. Integrante da 1a. Turma Criminal e da Câmara Criminal, desempenhava também, e com intensa dedicação, as atribuições de Diretor-Geral da Escola de Administração Judiciária do TJDFT, desde em 4/5/2012.

Ainda como Juiz Substituto da Justiça do Distrito Federal e Territórios, atuou na Vara Cível da 1ª Circunscrição Judiciária do Território Federal de Roraima, e na Circunscrição Judiciária de Boa Vista e Caracaraí. Promovido, tornou-se Juiz de Direito da Justiça do DF, titular da Vara de Execuções Criminais (atual Vara de Execuções Penais), onde se destacou pelo caráter humanitário de suas decisões. Foi presidente da Amagis-DF, membro titular do TRE/DF e Ouvidor-geral daquele Tribunal, além de ter integrado a Comissão Apuradora no Referendo Sobre Comércio de Armas em 2005. Antes de ingressar na magistratura do DF, o Desembargador ocupou o cargo de Procurador do Distrito Federal da 2ª categoria, em 1988.

Dentre as várias homenagens recebidas em vida, destacam-se a condecoração com a “Medalha de Mérito Acadêmico da ESMAGIS-MT Professor Desembargador Mauro José Pereira”, pela Escola Superior da Magistratura do Estado de Mato Grosso,em 27/02/2015, e o reconhecimento prestado pela Câmara Municipal de São Paulo, pelos relevantes serviços prestados na formação dos magistrados brasileiros, em 23/2/2018.