Memorial do TJDFT lança exposição de artes e livro jurídico em evento virtual

por AR — publicado 2021-04-05T14:29:00-03:00

Imagem Memorial TJDFT - Arte e cultura em casaO "Memorial TJDFT Virtual: Arte e Cultura em Casa" reunirá, na primeira edição de 2021, imagens do cotidiano refletidas por meio da pintura e reflexões sobre o direito penal moderno. O evento faz parte das comemorações dos 61 anos do Tribunal e acontece no dia 19 de abril, às 16h, com transmissão ao vivo pelo Canal do TJDFT no Youtube

Realizado pelo Memorial TJDFT – Espaço Desembargadora Lila Pimenta Duarte, o evento virtual traz trabalhos de dois magistrados da Casa. Assim, o público poderá prestigiar a exposição Pigmentos, do Juiz de Direito Substituto Clodair Edenilson Borin, e o lançamento do livro A ética de  Emmanuel Lévinas e a justiça restaurativa: um diálogo interditado pela racionalidade penal moderna”, de autoria da Juíza de Direito Léa Ciarlini

A exposição Pigmentos reúne 14 quadros pintados a óleo, que retratam a beleza natural de pessoas e animais. Artista autodidata, o magistrado opta pelos detalhes das pinturas e pela representação fiel das cores e dos seus contrastes, o que permite ao visitante da exposição uma rica experiência visual.

o livro “A ética de  Emmanuel Lévinas e a justiça restaurativa: um diálogo interditado pela racionalidade penal moderna” é resultado das reflexões da autora como magistrada da área criminal e da observação dos sentimentos decorrentes do processo de inserção e reinserção de pessoas no sistema prisional. Mestre em Direito e Políticas Públicas, a autora propõe a análise do discurso e das práticas de justiça restaurativa no sistema penal brasileiro, por um viés crítico à racionalidade penal moderna e a partir do que Emmanuel Lévinas propugna como a ética do respeito à alteridade.

Após as apresentações, os dois magistrados participam de um bate-papo com convidados. O público poderá interagir enviando perguntas e comentários, por meio do chat do Canal do TJDFT no Youtube.

A ação virtual deste mês dá continuidade ao calendário cultural do Memorial TJDFT, que ocorre desde 2013. Em março do ano passado, em virtude das medidas de distanciamento impostas para evitar a contaminação pelo novo coronavírus, os eventos culturais da Casa foram suspensos e retomados em dezembro, no formato virtual. As obras apresentadas foram aprovadas para comissão organizadora para integrar as Exposições Temporárias de Arte e Lançamentos de Livro no Memorial TJDFT - Calendário 2020.