TJDFT declara luto oficial pelo falecimento do Desembargador George Lopes Leite

por AB — publicado 2021-03-30T20:30:00-03:00

img_002_des-george.jpgO Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios comunica, com tristeza e pesar, o falecimento do Excelentíssimo Desembargador George Lopes Leite, ocorrido no dia de hoje (30/03/2021), às 19h38, no Hospital DF Star, em face de complicações decorrentes da COVID-19. O corpo de Sua Excelência será cremado em cerimônia reservada à família.

O Presidente do TJDFT, Desembargador Romeu Gonzaga Neiva, declarou luto oficial de três dias pelo falecimento do magistrado (Portaria GPR 526/2021) e declarou: "o Desembargador George Lopes Leite foi um Magistrado que deixa grande legado à Justiça do Distrito Federal e dos Territórios, com sua atuação aguerrida e ao mesmo tempo agradável e conciliadora. Sua Excelência dirigiu com maestria e extrema competência a Escola de Formação Judiciária do TJDFT, órgão de excelência e modelo para o Poder Judiciário nacional, fruto da marcante passagem do Desembargador George na Direção-Geral".

A Presidência do Tribunal expressa solidariedade e presta condolências à família do Desembargador George nesse momento difícil de luto.

GEORGE LOPES LEITE

Muito querido por todos que o conheciam, o Desembargador George Lopes Leite era natural de Mossoró, no Rio Grande do Norte, e contava com 70 anos, completos no último dia 08 de fevereiro. Nomeado Juiz de Direito Substituto da Justiça do Distrito Federal, em 29/8/1988, foi promovido a Desembargador do TJDFT, em 26/10/2006. Integrante da 1a. Turma Criminal e da Câmara Criminal, desempenhava também, e com intensa dedicação, as atribuições de Diretor-Geral da Escola de Administração Judiciária do TJDFT, desde em 4/5/2012.

Ainda como Juiz Substituto da Justiça do Distrito Federal e Territórios, atuou na Vara Cível da 1ª Circunscrição Judiciária do Território Federal de Roraima, e na Circunscrição Judiciária de Boa Vista e Caracaraí. Promovido, tornou-se Juiz de Direito da Justiça do DF, titular da Vara de Execuções Criminais (atual Vara de Execuções Penais), onde se destacou pelo caráter humanitário de suas decisões. Foi presidente da Amagis-DF, membro titular do TRE/DF e Ouvidor-geral daquele Tribunal, além de ter integrado a Comissão Apuradora no Referendo Sobre Comércio de Armas em 2005. Antes de ingressar na magistratura do DF, o Desembargador ocupou o cargo de Procurador do Distrito Federal da 2ª categoria, em 1988. 

Dentre as várias homenagens recebidas em vida, destacam-se a condecoração com a “Medalha de Mérito Acadêmico da ESMAGIS-MT Professor Desembargador Mauro José Pereira”, pela Escola Superior da Magistratura do Estado de Mato Grosso,em 27/02/2015, e o reconhecimento prestado pela Câmara Municipal de São Paulo, pelos relevantes serviços prestados na formação dos magistrados brasileiros, em 23/2/2018.