Juíza do TJDFT participa da 5ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa

por SB — publicado 2021-08-30T15:55:00-03:00

Audiodescrição Imagem da tele do Youtube onde aparece a juíza Monize Marques, mulher branca, cabelos pretos e lisos à altura dos ombros. sorridente. Ao lado, uma intérprete de libras.A Juíza do TJDFT Monize Marques, uma das coordenadoras da Central Judicial do Idoso, foi convidada a compor a mesa de abertura da 5ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa - 5ª CNDPI - Região Centro Oeste, na tarde desta segunda-feira, 30/8. O evento online foi transmitido pelo canal do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa - CNDI/MMFDH - no Youtube.

Ao abrir a reunião, o Presidente do CNDI, Antônio Costa, falou da importância da Conferência, que reúne 20 Estados e o Distrito Federal. Ressaltou a atuação da Central Judicial do Idoso, lembrando que é um trabalho inédito no Brasil.

Em sua fala, a Juíza Monize Marques frisou que nosso país já avançou bastante no que se refere à atenção à pessoa idosa e acrescentou: "Temos visto que essa perspectiva de união de esforços, a sinergia, faz com que a gente potencialize a nossa capacidade de atuação."  Explicou que o desenvolvimento ativo está fundado sobre os pilares da saúde, da participação, da segurança e da aprendizagem ao longo da vida. Frisou que, para a elaboração de qualquer política pública, é preciso levar em consideração qual é a visão do idoso em relação à construção dessa política.

O evento, que aborda "Os desafios de Envelhecer no Século XXI e o Papel das Políticas Públicas”, está sendo realizado em duas etapas: nacional e regionais. As etapas regionais têm o propósito de oferecer oportunidade recíproca para que os estados de uma mesma região conheçam e comparem os pleitos e as dificuldades referentes às politicas públicas  da pessoa idosa.  A etapa nacional será do dia 29 de setembro a 1º de outubro. As reuniões realizadas podem ser revistas na página na CNDI no Youtube.

Acessibilidade – Links úteis

Assista aqui à 5ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa - 5ª CNDPI - Região Centro Oeste 

Conheça mais sobre a Central Judicial do Idoso clicando aqui.