Juízo 100% Digital é tema de nova entrevista no site do TJDFT

por ACS — publicado 2021-08-27T11:41:00-03:00

O novo modelo digital de entrega da prestação jurisdicional foi assunto da entrevista concedida pela Corregedora da Justiça do DF, Desembargadora Carmelita Brasil, ao site do TJDFT.

Na conversa a magistrada falou sobre o objetivo de dar a opção ao cidadão usar a tecnologia para ter acesso à Justiça, sem precisar comparecer presencialmente aos fóruns, já que todos os atos processuais serão praticados exclusivamente por meio eletrônico e remoto.

A implantação do Juízo 100% Digital no TJDFT contemplou todas as unidades de primeiro grau, com exceção dos Tribunais do Júri, em razão das competências que lhe são exclusivas. De acordo com a desembargadora, a opção em aderir a esse novo modelo deverá ser manifestada no momento do ajuizamento da ação, através de mecanismo digital desenvolvido no Sistema de Processo Judicial Eletrônico - PJe.

“A adoção do Juízo 100% Digital visa propiciar maior celeridade, segurança e economia processual mediante o uso da tecnologia”, destacou a magistrada, que também ressalvou que o modelo “será avaliado após um ano de sua implementação, podendo, o TJDFT, optar pela manutenção ou pela descontinuidade, comunicando essa deliberação ao CNJ”.

A íntegra da entrevista está disponível na página principal do site do TJDFT, no espaço “Entrevistas”, onde é repercutida periodicamente a visão de magistrados da Casa e personalidades do meio jurídico sobre temas de interesse do Judiciário e da sociedade.

ACESSIBILIDADE (LINKS ÚTEIS)

Leia a entrevista da Corregedora da Justiça do DF sobre o Juízo 100% Digital.