TJDFT realiza evento em comemoração à Semana Mundial de Aleitamento Materno

por MLC — publicado 2021-08-02T13:55:00-03:00

Imagem de divulgação do evento. Desenho de uma gota de leite com as bordas formando os traços de uma mãe e do bebê. Fundo em tons de rosa. Abaixo da peça há o selo do aleitamento materno do TJDFT com o texto: gotinhas de amor que fortalecem o seu bebê.
No dia 4/8, às 17h, o TJDFT promove evento comemorativo à Semana Mundial de Aleitamento Materno - SMAM, que acontece de 1º a 7 de agosto. O evento on-line contará com a participação do Presidente do Tribunal, Desembargador Romeu Gonzaga Neiva; do pediatra Moises Chencinski (SP); e da pediatra Miriam dos Santos (DF), ambos especialistas no assunto. Clique aqui para acessar o canal do TJDFT no YouTube e acompanhar o evento.  

Proteger a amamentação: uma responsabilidade de todos” foi o tema escolhido para 2021 e está relacionado à Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. A campanha ressalta a importância da rede de apoio no aleitamento materno, seja em casa, na família, no trabalho ou na sociedade, para a proteção e o fortalecimento dessa prática.

Nesse sentido, o Tribunal irá homenagear três servidoras mães, que emprestaram suas imagens para ilustrar um cartaz alusivo ao tema e que será apresentado durante o evento. Os padrinhos da amamentação no TJDFT também farão parte dessa comemoração: a Juíza Caroline Lima e o Juiz Gilmar Soriano.

O TJDFT incentiva e apoia o aleitamento materno desde 2008 e foi reconhecido pelo Ministério da Saúde pelo Programa "Saúde + Para Gestantes" em 2015. Atualmente, conta com 6 salas de amamentação nos fóruns de Brasília, Sobradinho, Samambaia, Ceilândia, Águas Claras e Mirabete destinadas, também, para o público externo. O Programa de Qualidade de Vida no Trabalho do Tribunal segue realizando ações que estimulam a amamentação, tais como: curso para gestantes e companheiros, consultoria de aleitamento materno, apoio psicológico e acompanhamento pré-natal.

Semana Mundial do Aleitamento Materno

A Semana Mundial do Aleitamento Materno foi criada por iniciativa da Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno-WABA e recebe o apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), da Organização Mundial de Saúde (OMS) e da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO). O objetivo é facilitar e fortalecer a mobilização social para a importância da amamentação.

A comemoração acontece em 120 países, no mês denominado "Agosto Dourado", em comemoração à Declaração de Innocenti de 1990. Desde 2016, a SMAM está alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) – denominada de campanha SMAM-ODS. Em 2018, uma resolução da Assembleia Mundial da Saúde endossou a SMAM como uma importante estratégia de promoção da amamentação.

No Brasil, a celebração teve início em 1999, coordenada pelo Ministério da Saúde. Também apoiam a inciativa, organismos internacionais, secretarias de saúde estaduais e municipais, a Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano, hospitais, sociedades de classe e organizações não-governamentais, e o TJDFT.

Instituído pela Lei Federal 13.435, de 12 abril de 2017, o “Agosto Dourado” é dedicado ao incentivo do aleitamento materno em todo o país.