Presidente do TJDFT em exercício fala de resultados e avanços na abertura no ano judiciário

por AB — publicado 2021-01-07T15:46:00-03:00

Print de sessão online de abertura do  ano de 2021 com fotos dos desembargadores participantes, com destaque para a Desembargadora Ana Maria.A sessão de abertura do ano judiciário de 2021 no DF foi realizada nesta quinta-feira, 7/1, pela 1ª  Vice-Presidente do TJDFT e Presidente em exercício, Desembargadora Ana Maria Duarte Amarante Brito, que saudou os pares e agradeceu a todos – magistrados, servidores e colaboradores - pelos resultados alcançados em 2020. A despeito das dificuldades impostas em virtude da pandemia provocada pela Covid-19, que demandou diversas ações para viabilizar a continuidade da prestação dos serviços a distância, a Vice-Presidente registrou que “superamos com galhardia os obstáculos que surgiram”. Assista aqui à íntegra da Sessão de Abertura do Ano Judiciário de 2021, no canal do TJDFT no YouTube.

Ao destacar algumas das principais ações, a Desembargadora citou a adequada execução orçamentária, promovida em meio a uma transição de gestão e à crítica situação sanitária mundial. Ainda assim, disse a magistrada, fomos capazes de nos reinventar e cumprir nosso planejamento, mantendo o foco nas metas institucionais traçadas precedentemente, feito que exigiu muito de cada um de nós, sendo merecedor, portanto, de agradecimento.

“A pandemia não nos parou. Ao contrário, catapultou-nos a outro paradigma de trabalho e eficiência", afirmou, ao mencionar a produção em escala geométrica do Tribunal. Foram 286.731 sentenças e acórdãos; 462.392 despachos; 924.720 decisões e 18.291.668 atos praticados por servidores. Além disso, ainda na primeira quinzena deste mês, alcançaremos 2 milhões de processos judiciais distribuídos no sistema PJe.

A economia com o teletrabalho extraordinário também foi significativa. Só entre março a outubro do ano passado, foram poupados 18 milhões, 742 mil e 219 reais. É certo que precisamos avançar mais, aperfeiçoar métodos de trabalho, investir em projetos inovadores e tecnologias para modernização dos sistemas, a fim de garantir maior eficiência e economicidade, acrescentou a Presidente em exercício.

“Os desafios de 2021 já se descortinam no horizonte, mas não os tememos, porque nos preparamos devidamente”, concluiu a Desembargadora, antes de anunciar a contratação de uma nova ferramenta de trabalho Microsoft Teams, por meio da qual a sessão de abertura foi realizada. A partir de agora, o TJDFT irá utilizar a plataforma Teams para realização das teleaudiências e sessões judiciais, em substituição a Webex Cisco cedida emergencialmente pelo CNJ - quando da adoção dos trabalhos a distância - e cujo termo de uso se expira neste mês de janeiro.