Inovação: TJDFT contrata nova plataforma de soluções digitais
Em busca de soluções digitais que permitam a continuidade da prestação jurisdicional de forma célere e eficiente, o TJDFT contratou no último dia 23/12 a plataforma de colaboração Microsoft Office 365. A contratação, realizada por meio do Pregão Eletrônico 060/2020, foi considerada exitosa, pois teve custo inferior a licitações recentes de outros órgãos relativas ao mesmo objeto.
Com essa medida, o Tribunal passa a contar com uma ferramenta própria para realização de sessões e audiências telepresenciais – o Microsoft Teams – um dos vários componentes presentes na plataforma. A importância da nova aquisição se dá diante do término da vigência do Termo de Cooperação Técnica 7/2020, estabelecido entre o TJDFT, o Conselho Nacional de Justiça e a Cisco do Brasil Ltda, bem como da Resolução CNJ 337/2020, que dispõe que cada Tribunal deve adotar um sistema de videoconferência próprio.
Magistrados e servidores da 2a. instância já participaram de capacitação específica promovida pela Escola de Formação Judiciária do TJDFT para operar a nova ferramenta e, assim, se encontram habilitados a realizar sessões e audiências judiciais a distância, enquanto persistirem as medidas sanitárias impostas pela pandemia da Covid-19, e até depois dela. Em breve as ações de capacitação se estenderão também às unidades de 1º grau.
Cabe destacar que a solução contratada está em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD, à qual o TJDFT vem se empenhando em dar fiel cumprimento, além de dispor de ferramentas de Business Intelligence, análise de dados, automação e até mesmo inteligência artificial, em plena consonância com ações em curso na Justiça local.
Dentre as vantagens apontadas, registra-se ainda que o todo o processamento e armazenamento é realizado em nuvem e tem acesso facilitado, podendo ser acessado de qualquer local com conexão à internet, gerando economia de recursos ao desonerar o datacenter do Tribunal, que agora poderá ser dedicado a sistemas institucionais, como PJe e o SEI.