Juiz do TJDFT é finalista em prêmio para lideranças negras

por ACS — publicado 2021-01-26T11:54:59-03:00

Desafio Lideranças Negras.jpgO Encontro Nacional de Juízes e Juízas Negros – ENAJUN, uma iniciativa cujo líder foi o juiz Fábio Esteves, do TJDFT, é um dos cinco finalistas do “Desafio Lideranças Públicas Negras”, prêmio promovido pela Catálise que busca reconhecer as iniciativas que estão gerando oportunidades em posições de liderança para profissionais negros no setor público.

O ENAJUN surgiu em 2016, concebido pelo referido magistrado e por Ednaldo César Santos, como um encontro de ideias e ideais, com o objetivo de reunir a magistratura negra brasileira e pautar os impactos do racismo no poder judiciário. O primeiro Encontro ocorreu em maio de 2017, em Brasília, em uma reunião entre juízes e juízas negros e não negros e toda a sociedade de todo o Brasil, com o intuito de pensar sobre a identidade da magistratura negra e seu papel no enfrentamento do racismo. Conheça a iniciativa neste vídeo feito pelo juiz Fábio Esteves clicando aqui.

Juiz Fabio EstevesSão finalistas do Desafio Lideranças Públicas Negras, também, os projetos “Abayomi Juristas Negras”, de Recife/PE, “Rede MulherAções Neabi-Ufac”, de Rio Branco/AC, “Coordenação de Promoção da Equidade Racial na Defensoria Pública do Estado do RJ”, do Rio de Janeiro/RJ, e “Ações Afirmativas no Serviço Público: Uma Urgência”, de Campinas/SP. Neste link você encontra os vídeos sobre todos os projetos.

O vencedor será escolhido pelo público. O link oficial de votação você encontra aqui.

O juiz Fabio Esteves é juiz do TJDFT e ex-presidente da Amagis/DF. Graduado em Direito pela UEMS – Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, ele é especialista em Direito Público pela Universidade Gama Filho, mestre em Direito pela UNB, doutorando em direito pela Universidade Autônoma de Lisboa e professor de Direito Constitucional da Escola da Magistratura do Distrito Federal.