Acusado de matar vítima com diversos golpes de faca é condenado a 18 anos de prisão

por ASP — publicado 2021-07-08T17:41:00-03:00

O Tribunal Júri de Brazlândia condenou Felipe Gustavo Ferreira de Sousa por matar Bartolomeu Rodrigues Ramos, em novembro de 2018, com diversos golpes de faca. A pena foi fixada em 18 anos e oito meses de prisão, em regime fechado. O julgamento foi realizado na última terça-feira, 6 de julho. 

De acordo com os autos, Felipe, com a ajuda de um comparsa, efetuou golpes de faca contra Bartolomeu, em via pública de Brazlândia, devido à animosidade prévia existente entre o réu e a vítima.

Segundo a denúncia do Ministério Público do DF, a motivação do crime seria torpe e foi praticado com emprego de meio cruel com brutalidade fora do comum, pois a elevada quantidade de golpes de faca em várias regiões do corpo da vítima causou-lhe sofrimento intenso e desnecessário, majorado pela circunstância de que a vítima ainda estava viva quando o réu tentou decapita-la. O homicídio também haveria sido cometido mediante recurso que dificultou a defesa do ofendido, que, embriagado, foi surpreendido e cercado em local ermo, o que impediu o sucesso da tentativa de fuga.

Em plenário, o conselho de sentença aceitou as qualificadoras propostas pelo MPDFT e condenou o réu pela prática de homicídio triplamente qualificado, conforme a denúncia (artigo 121, § 2°, incisos I, III e IV, do Código Penal). Sendo assim, em conformidade com a decisão soberana dos jurados, o juiz fixou a pena de reclusão e, por estarem presentes os motivos que levaram à decretação da prisão preventiva do réu, não concedeu ao sentenciado o direito de recorrer em liberdade.

PJe: 0001620-45.2018.8.07.0002