Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios

Emoção marca abertura do VII Seminário Justiça Criminal no TJDFT

por ACS — publicado 30/06/2021

Audiodescrição: Imagem do  Ministro do Superior Tribunal de Justiça Rogerio SchiettiO TJDFT deu início, na manhã desta quarta-feira, 30/6, ao VII Seminário de Justiça Criminal, evento promovido pela Escola de Formação Judiciária – Ministro Luiz Vicente Cernicchiaro, com o objetivo de fomentar debates e interações entre os atores que participam do cotidiano da Justiça Criminal. A cerimônia de abertura foi marcada pela emoção diante das homenagens ao Desembargador do TJDFT George Lopes Leite, idealizador e entusiasta do evento, que faleceu em março deste ano, em face de complicações decorrentes da COVID-19. O primeiro dia do evento contou com a palestra magna “O Juiz Criminal e a realidade brasileira”, proferida pelo Ministro do Superior Tribunal de Justiça Rogerio Schietti Cruz, com moderação feita pela Desembargadora do TJDFT Maria Ivatônia Barbosa dos Santos.

Logo na abertura do evento, a Escola de Formação Judiciária apresentou um vídeo feito em homenagem ao Desembargador George Lopes Leite, narrando sua “trajetória de luta e de superação” que, ainda moço, deixou sua terra natal no Rio Grande do Norte rumo a Brasília, e que “fez do amor à magistratura um sacerdócio”. 

Audiodescrição: Imagem do Desembargador Arnoldo Camanho de AssisEm seguida, visivelmente emocionado, o Desembargador Arnoldo Camanho de Assis, sucessor do Desembargador George na Direção-Geral da Escola de Formação Judiciária do TJDFT, fez uso da palavra ao cumprimentar os presentes e ressaltar a importância do Seminário de Justiça Criminal para o diálogo interinstitucional e a troca de experiências entre os atores do sistema criminal. “Nos próximos dias, este canal será palco de discussões temáticas e do relato sobre as práticas organizacionais de destaque, com foco na humanização de suas políticas e na busca de alternativas para pacificar as relações sociais envolvidas no conflito e no aprimoramento da prestação jurisdicional criminal”, afirmou o magistrado. 

Audiodescrição: Imagem da Corregedora da Justiça do Distrito Federal e dos Territórios, Desembargadora Carmelita Indiano Americano do Brasil Dias,Também emocionada, a Corregedora da Justiça do Distrito Federal e dos Territórios, Desembargadora Carmelita Indiano Americano do Brasil Dias, cumprimentou as autoridades e os participantes e homenageou o colega falecido. “O Desembargador George cultivou com afinco o estudo da ciência do Direito e atingiu o inegável patamar de notável saber. Mas também soube desenvolver as serenas virtudes que se revelavam no respeito ao próximo, na compreensão das fraquezas alheias e na humildade de reconhecer que era preciso crescer e aprimorar-se sempre”, falou a magistrada.

Audiodescrição: Imagem da a 1a. Vice-Presidente do TJDFT, Desembargadora Ana Maria Duarte BritoRepresentando o Presidente do TJDFT, Desembargador Romeu Gonzaga Neiva, a 1a. Vice-Presidente do TJDFT, Desembargadora Ana Maria Duarte Brito, falou da importância do Seminário para a “humanização da Justiça Criminal” e da justa homenagem ao Desembargador George, a quem citou: “O grande desafio do juiz é se desvestir de preconceitos (...) para tratar cada caso como um caso novo, com todas as suas nuances, próprias da humanidade”.

Fizeram uso da palavra, para enaltecer a importância do evento e a memória do Desembargador George Lopes Leite: o Tenente Coronel da PMDF Luciano Loyola da Silva, representando o Coronel Márcio Cavalcanti de Vasconcelos, Comandante- Geral da PMDF; o Corregedor Geral da PCDF, Adval Cardoso de Matos, representando o Delegado-Geral da PCDF, Robson Cândido da Silva; o Secretário Executivo de Segurança Pública, Milton Rodrigues Neves, em nome do Secretário de Estado de Segurança Pública, Júlio Danilo Souza Ferreira; o Delegado da PCDF, Coordenador do Sistema Prisional, Waldek F. Cavalcante, representando o Secretário de Estado de Administração Penitenciária – SEAPE, Geraldo Luiz Nugoli Costa; o Presidente da OAB/DF, Délio Lins e Silva; o Subdefensor Público-Geral da Defensoria Pública do DF, Danniel Vargas de Siqueira Campos, representando a Defensora Pública-Geral do DF, Maria José Silva Souza de Nápolis; e a Procuradora-Geral do MPDFT, Fabiana Costa Barreto.

Acessibilidade (Links úteis)

Acesse  o vídeo do primeiro dia do VII Seminário de Justiça Criminal.

Acesse o canal do TJDFT no Youtube para assistir o VII Seminário Justiça Criminal se estende nestas quinta e sexta-feiras, 1o e 2/7, a partir das 9h, com transmissão ao vivo.