TJDFT oferece curso sobre violência no namoro entre adolescentes

por CS — publicado 2021-06-11T08:30:00-03:00

Curso autoinstrucional violência no namoro, nãoO Núcleo Judiciário da Mulher do TJDFT, em parceria com a plataforma de ensino on-line Edulivre, oferece, a partir deste sábado, 12/6, em comemoração ao Dia dos Namorados, o curso Violência no namoro, não! – Prevenção e combate à violência nos relacionamentos adolescentes para profissionais da educação.

O curso, que está entre as ações do programa Maria da Penha Vai à Escola do TJDFT, é totalmente virtual e autoinstrucional, ou seja, não tem tutoria e pode ser feito no horário que melhor se adequar à rotina do interessado. As aulas estarão disponíveis após a inscrição e não há limite de vagas. Clique aqui e participe. Ao final do curso, os participantes terão direito a certificado de conclusão. 

O objetivo do curso é apresentar aos educadores aspectos importantes quanto à percepção e acolhimento das situações que envolvam violência nas relações afetivas entre adolescentes. Dessa forma, a carga horária foi dividida em seis trilhas de aprendizado, que abordarão temas que possam auxiliar professores, gestores e todo corpo escolar a identificar, prevenir e orientar esses jovens em casos de violência no namoro.

A primeira trilha, por exemplo, vai abordar os aspectos legais sobre o assunto – com destaque para a Lei Maria da Penha e o Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA: quem a legislação protege; como a lei define as formas de violência; quais proteções estão previstas na norma; possibilidades de responsabilização previstas no ECA para situações em que adolescentes cometem violência, entre outros tópicos.

O material vai tratar, ainda, sobre os impactos da violência e possibilidades de prevenção nessa fase da vida; assim como possíveis fatores de risco e sinais de violência no namoro. Além disso, serão abordados os aspectos sociais e culturais que envolvem os estereótipos de gênero na adolescência; pressão dos pares; contexto sociocultural e suas consequências nas relações de namoro; bem como as redes sociais e as consequências dessa nova realidade nos relacionamentos e na adolescência.

A partir daí, os profissionais que se inscreverem no curso chegarão a um conteúdo mais denso, como situações de graves vulnerabilidades sociais e seus reflexos no namoro. Entre os tema estão: sexualidade, sexo e gravidez: impactos dos aspectos socioeconômicos; gravidez na adolescência: uma questão social e de saúde pública; casamento infantil no Brasil; e como pode ser feito combate à violência dentro do trabalho em rede.

As trilhas de aprendizado finais trarão conceitos de violência sexual, cultura do estupro e consentimento e, ainda, orientações sobre como transitar para uma nova relação após a experiência de um namoro violento e como uma rede de suporte pode auxiliar nesse processo.

O enfrentamento à violência contra a mulher é uma luta de toda a sociedade e pode começar por você