Desejo pela adoção na pandemia é tema de artigo de supervisor da VIJ-DF

por SECOM/VIJ-DF — publicado 2021-05-25T08:36:52-03:00

Foto do supervisor da área de adoção da VIJ-DF, Walter Gomes, de camiseta mostarda e blazer preto, sorriso discreto, e um quadro de um barco na praia, na parede ao fundoNo Dia Nacional da Adoção, comemorado nesta terça-feira, 25 de maio, a Vara da Infância e da Juventude (VIJ-DF) divulga artigo inédito de autoria do supervisor da Seção de Colocação em Família Substituta, Walter Gomes, no qual ele aborda o desejo pela adoção no contexto da pandemia de Covid-19 no Distrito Federal.

Segundo o supervisor, a pandemia não inibiu o desejo de muitas famílias concretizarem o sonho de uma adoção. Dados do serviço de adoção da VIJ-DF mostram que 200 novas famílias ingressaram com o processo de inscrição para adoção no período de março de 2020 a março de 2021.

Em anos anteriores ao início da pandemia, a média anual era de 110 processos de habilitação para adoção ajuizados na VIJ-DF. “O que se verificou agora em pleno período pandêmico foi quase o dobro de novos pretendentes em busca da realização de uma adoção no DF”, destaca no artigo.

De acordo com o autor, a equipe interprofissional da VIJ-DF que atua na área da adoção costuma observar e registrar substantivas mudanças na vida emocional, cognitiva e comportamental de crianças e adolescentes adotados. “A felicidade e a satisfação que emanam dos enlaces afetivos envolvendo adotantes e adotandos são simplesmente indescritíveis”, relata Gomes.

Para o supervisor de adoção da VIJ-DF, mesmo em meio ao cenário da pandemia, muitos vislumbram na experiência da filiação adotiva a realização máxima do sentido da vida. “É na doação de si mesmo, por meio do afeto, que novas histórias são escritas tanto para adotantes quanto para adotandos”, completa.

Para ler a íntegra do artigo, clique aqui.

Saiba mais

O novo episódio do podcast Prioridade Absoluta traz o tema Mitos e verdades da adoção, também com o supervisor da VIJ-DF Walter Gomes. Para ouvir, acesse aqui.