Inovação no Judiciário é tema de Concurso de Monografias do TJDFT

por ACS — publicado 2021-05-05T11:36:00-03:00

Concurso de monografiasCaso seu trabalho de conclusão de curso trate de um tema ligação à inovação no Judiciário, não deixe de participar do 1º Prêmio Ministro Cernicchiaro Concurso de Monografias, que está com inscrições abertas até o dia 30/7/2021 (clique aqui e saiba mais) e vai premiar textos acadêmicos que contribuam para a melhoria da Justiça brasileira.

Com o tema “Seja protagonista da inovação no Judiciário”, o prêmio visa estimular a apresentação de ideias e contribuições de magistrados, magistradas, servidores, servidoras e demais profissionais do sistema de justiça nacional e estudantes sobre os temas propostos, visando o desenvolvimento de soluções inovadoras e pesquisas que possam gerar resultados positivos na prestação jurisdicional.

Você encontra todas as informações sobre o concurso no hotsite do Prêmio, que nesta primeira edição prevê cinco temas que podem ser abordados pelos participantes: Direito Processual Civil, Inovação, Justiça e Sociedade; Mecanismos Processuais Penais - aplicação e celeridade no combate à impunidade; Gestão de Processos; Novos Cenários Tecnológicos; e Relações Jurídicas e a Sociedade da Informação.

Os valores dos prêmios variam de R$ 1.500 a R$ 4.500. Além desse reconhecimento, o concurso também objetiva formar um banco de práticas qualificadas que possam ser utilizadas como ponto de partida para o desenvolvimento de uma cultura de inovação no Judiciário nacional.

O Prêmio foi lançado durante o I Seminário Nacional de Gestão e Inovação no Judiciário – A Justiça na era digital, evento promovido pelo TJDFT em outubro de 2020. Na oportunidade, renomados especialistas debateram sobre como a cultura digital pode impactar a transformação organizacional e aumentar a produtividade ao combinar a automação de rotinas, racionalização de procedimentos e capacitação de magistrados, magistradas, servidores e servidoras em novas competências.

As apresentações dos expositores do Seminário foram feitas virtualmente e estão disponíveis no hotsite do evento (clique nos links a seguir para acessar cada um dos dias – 7/108/10 e 9/10). Elas são uma excelente fonte de inspiração para os interessados em produzir o trabalho acadêmico para concorrer ao Prêmio. Você também encontra no hotsite todas as matérias sobre cada dia de apresentação das palestras. Não deixe de conferir!

A Escola de Formação Judiciária poderá publicar, no formato de e-book, as obras vencedoras do concurso, além de entregar um certificado para todos os vencedores.

Acesse o hotsite do prêmio e saiba todos os detalhes do concurso. Inscreva-se!