Justiça de Trânsito: TJDFT moderniza e amplia o atendimento para a população do DF

por MLC — publicado 2021-06-01T11:00:00-03:00

visualização mobile da página de atendimento virtual do TJDFTvisualização mobile do site do TJDFTEnvolveu-se em um acidente de trânsito sem vítima? Quer resolver de forma rápida em uma conciliação on-line?  O TJDFT acaba de  lançar a nova versão do serviço Justiça de Trânsito, que permite o acesso direto dos motoristas à equipe de conciliadores do Tribunal no momento seguinte ao acidente, de maneira totalmente virtual. Para isso, basta entrar no site do TJDFT pelo seu celular, clicar em “Atendimento Virtual“ e acessar o ícone da “Justiça de Trânsito”. 

O serviço é de graça e está disponível de segunda à sexta-feira, somente em dias úteis, entre 8h e 18h, para todos os acidentes sem vítima. Assim, caso os motoristas estejam no local do acidente e desejem conciliar, basta acessar o Justiça de Trânsito e baixar o aplicativo Teams para falar com um conciliador. Se não puderem realizar a conciliação logo após o acidente, o procedimento poderá ser agendado pelo Canal Conciliar. 

Preenchidos todos os requisitos legais, o acordo será homologado por um juiz do Tribunal. Não havendo acordo, os motoristas poderão acionar a justiça por outros canais. 

Acidentes com vítimas e outras situações 

A conciliação não é possível nos casos de acidentes com vítima, ou naqueles que envolvam carros de embaixadas, de propriedade da Administração Pública ou que causem dano a bem público. Nessas situações, os motoristas podem entrar em contato pelo número 0800 644 2020 para tirarem dúvidas e receberem orientações. 

Histórico 

A população do DF conta com o serviço de atendimento a envolvidos em acidentes de trânsito desde 1999. As vítimas eram atendidas, no próprio local, em vans adaptadas para a realização de conciliações e mediações pré-processuais. O serviço foi suspenso no ano passado em razão da pandemia.  

O investimento realizado pelo Tribunal em novas tecnologias, com foco na transformação digital, possibilitou a reformulação desse serviço, para atender toda a população, de qualquer lugar da cidade, de forma ágil, on-line e efetiva. 

O programa Justiça de Trânsito é uma iniciativa do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e de Cidadania Itinerante – CEJUSCITI, tendo sido idealizado pelo Laboratório de Inovação Aurora com apoio técnico da Assessoria de Sistemas Administrativos - ASIS e de unidades da Secretaria de Tecnologia da Informação - SETI.