Balcão Virtual do TJDFT estreia com cerca de 950 atendimentos no primeiro dia

por ACS — publicado 2021-03-23T14:46:00-03:00

img_006_balcao-virtual.jpgO TJDFT iniciounesta segunda-feira, 22/3, o atendimento ao público por meio do Balcão Virtual com expressivo número de acionamentos. Logo no primeiro dia de funcionamento, foram 942 atendimentos realizados durante o expediente da Justiça do DF, entre 12 e 19 horas. A videochamada inaugural foi efetuada, no primeiro minuto (às 12h01), para a Vara de Falências, Recuperações Judiciais, Insolvência Civil e Litígios Empresariais do DF.  

A diretora substituta da Vara, Ana Carolina Guerra, atendeu a uma advogada, que buscava informação sobre a Assembleia Geral de Credores de uma construtora em processo de falência, agendada para esta terça-feira, 23/3. O atendimento durou aproximadamente 4 minutos. Ana Carolina acredita que o objetivo foi atingido e que "o Balcão Virtual viabilizará um contato mais pessoal entre os servidores, advogados e jurisdicionados, especialmente, durante o período do trabalho remoto". 

Finalizada a videochamada, os usuários são convidados a responder um breve questionário de 5 perguntas objetivas, acerca da ferramenta e do atendimento recebido. O preenchimento não é obrigatório, mas fornece informações importantes para o aprimoramento do serviço. Pouco mais de um terço das pessoas atendidas nesse primeiro dia responderam a pesquisa (376), atribuindo uma média de 4,65 ao serviço, numa escala de 0 a 5. 

A satisfação com a ferramenta também foi verificada de forma espontânea nas redes sociais do TJDFT, onde um usuário registrou: "Parabéns ao Tribunal de Justiça do DF (@TJDFToficial) pela criação do balcão virtual. Agora será possível obter informações conversando com os servidores por meio de videoconferência. É a criatividade aliada à tecnologia superando obstáculos". 

Com isso, o TJDFT segue adiante, certo de que a modernização do Judiciário requer a adoção de novas ferramentas, não só para promover a entrega da efetiva prestação jurisdicional, mas também para prestar um atendimento célere e de qualidade a todos os seus usuários, ainda que a distância. Bem-vindo, Balcão Virtual!