Semana Paz em Casa: Núcleo Judiciário da Mulher do TJDFT lança guia de serviços

por CS — publicado 2021-03-01T10:30:00-03:00

Captura de Tela 2021-02-26 às 16.44.34.png

Para marcar a abertura dos trabalhos da 17ª Semana Nacional Justiça pela Paz em Casa, o Núcleo Judiciário da Mulher do TJDFT - NJM, lançou nesta segunda-feira, 1º/3, o Guia de Encaminhamentos e Serviços do NJM. O material pode ser baixado, gratuitamente, na página do NJM ou clicando aqui.

O guia apresenta os projetos e programas desenvolvidos pelo Núcleo, subdivididos em três eixos de atuação: comunitário, policial e judicial. Além disso, traz os contatos das unidades vinculadas ao NJM, com endereços, telefones e e-mails, bem como os objetivos de cada serviço e como podem ser acessados.

Com o objetivo de difundir ainda mais o conteúdo do guia, profissionais que atuam no NJM têm apresentado o material, individualmente, a cada um dos 20 Juizados de Violência Doméstica e Familiar do TJDFT. O DF é a unidade da federação com maior número de varas especializadas no assunto.

Núcleo Judiciário da Mulher

O NJM foi instaurado em 2012, em atendimento à Resolução 128/2011 do CNJ, e dentre suas atribuições, estão: propor medidas para aprimorar a política de prevenção e repressão à violência doméstica e familiar contra a mulher, bem como a formação de magistrados e servidores que atuam na área.

O Núcleo é responsável ainda por promover a articulação interna e externa do Judiciário local com outros órgãos governamentais e não-governamentais e elaborar e implantar programas e projetos na área de combate e prevenção à violência doméstica e familiar contra as mulheres; entre outros.

Programação da 17ª Semana Justiça pela Paz em Casa

No TJDFT, assim como nos anos anteriores, a programação da Semana Nacional Justiça pela Paz em Casa, que acontece entre os dias de 8 e 12/3, em todo o país, será estendida. As ações serão on-line, em respeito aos protocolos de segurança instituídos pelas autoridades para contenção da Covid-19. Confira abaixo a programação completa.

1º/3Publicação do Guia de Encaminhamentos e de Serviços do NJM 

3 a 10/3 – Abertura das inscrições para palestras virtuais voltadas para escolas da SEEDF. Clique aqui para participar

8 a 16/3 – Abertura de inscrições da 10ª Edição do MPVE e 3ª Edição do Curso Abordagem Técnica das Situações de Violências da EAPE

18/3 - Capacitação on-line para agentes comunitários  em parceria com o Programa Justiça Comunitária

25/2 a 19/3 - Curso à distância de Violência Doméstica e Familiar e a aplicabilidade do Formulário Nacional de Avaliação de Risco (para magistrados e magistradas)

22/3Lançamento da 3ª edição do Cadastro de Rede de Proteção de Mulheres do DF 

23/3 - Live de lançamento do Edital para a Revista de Práticas Inovadoras - MPVE, às 15h, no canal do TJDFT no YouTube.

29/3 - Renovação do Termo de Cooperação Técnica do MPVE  

Lembre-se: o enfrentamento à violência doméstica é uma luta de toda a sociedade e pode começar por você. Ao menor sinal de violência, procure ajuda e denuncie! Disque 190, 197 ou 180.