TJDFT realiza 83,9 mil atendimentos a usuários do PJe em 2020

por SB — publicado 2021-03-15T17:57:12-03:00

IMAGEM-PJe-chat.jpgAo longo do ano de 2020 e até o final do recesso forense, em 5/1, o TJDFT realizou 83.993 atendimentos a usuários do Processo Judicial Eletrônico – PJe, para dirimir dúvidas relativas ao sistema. Desses, 49.463 foram feitos por meio do Chat Online do PJe. Em relação a 2019, houve aumento de 72% no total dos atendimentos e 16% naqueles realizados pelo Chat. 

O serviço permitiu conectar o usuário externo ao Tribunal nesse ano de pandemia, inclusive no período de recesso, quando cerca de mil consultas foram realizadas. 

O Chat Online do PJe disponibiliza atendimento tanto por pessoas como por web robot. Em dias úteis, servidores e estagiários treinados respondem a dúvidas de usuários, em linguagem simples e objetiva, por mensagens instantâneas no chat. O serviço funciona das 12h às 18h30.  

O Chat Bot, por sua vez, permanece disponível diariamente, em tempo integral. A ferramenta automatizada direciona as dúvidas dos usuários a respostas padrão.  

A equipe do Chat Online do TJDFT também faz abertura de ordens de serviços para resolução dos mais diversos problemas dos usuários, realiza cadastro de juízos deprecantes e responde a consultas enviadas por e-mail.  

A finalidade do Chat é orientar partes, advogados, servidores de outros estados e representantes processuais (promotores, procuradores e defensores públicos) quanto ao uso do PJe e tirar dúvidas técnicas sobre as funcionalidades do sistema, como por exemplo: cadastro de login e senha para partes, problemas de acesso ao PJe por meio de certificado digital, juntada e assinatura de documentos.  

Ao entrar no Chat do PJe, o usuário é convidado a registrar-se preenchendo um formulário de identificação. O TJDFT esclarece que esse cadastro não é utilizado para qualquer outro fim, mas unicamente para agilizar o atendimento.  

O acesso ao Chat Online do PJe pode ser feito, clicando aqui, ou por meio da página do TJDFT (www.tjdft.jus.br), pelo ícone do PJe. Na página que se abre, rolar a tela até o final e clicar sobre o link “Chat Online”. 

Para oferecer um serviço cada vez melhor, a Equipe Chat Online/SERSUSI/CGTI está sempre redefinindo rotinas e aprimorando a gestão da informação. Em breve uma nova ferramenta será lançada para ajudar mais ainda o usuário. Aguarde! 

Modelo 

Inaugurado em 2014, o Chat Online do PJe tem chamado a atenção de outros órgãos. Na sexta-feira, 26/2, a equipe do Serviço de Suporte a Sistemas Institucionais – SERUSI, responsável pela gestão e manutenção pelo Chat, recebeu a visita de técnicos do Superior Tribunal de Justiça – STJ interessados em instalar no órgão um serviço de atendimento ao público nos mesmos moldes. Na ocasião, conheceram de perto o funcionamento do Chat e os recursos que oferece ao usuário. 

A reunião técnica, realizada antes do lockdown determinado pelo Governo do Distrito Federal,  teve lugar na sala do Chat Online do PJe, no bloco 4 do Fórum Leal Fagundes, tendo sido observados todos os cuidados sanitários necessários como uso de máscaras e o distanciamento mínimo entre os participantes.