Ouvidoria do TJDFT comemora 21 anos com "Uma História de Acolhimento”

por SB — publicado 2021-03-03T17:08:00-03:00

quadrado_21-anos (3).jpgO TJDFT realizou, na tarde desta quarta-feira, 3/3, o evento online Ouvidoria 21 Anos - Uma História de Acolhimento, transmitido pelo canal oficial do Tribunal no Youtube.  O encontro pode ser revisto clicando aqui ou na imagem ao lado.

Ao abrir o evento, o Presidente do TJDFT, Desembargador Romeu Gonzaga Neiva, ressaltou que a atuação da Ouvidoria, assim como o trabalho do Ouvidor-Geral, Desembargador Hermenegildo Fernandes Gonçalves,  trouxeram “contribuição indelével para a magnitude, para a grandeza deste Tribunal”.

Em sua fala, o Ouvidor-Geral lembrou os 21 anos de atuação do setor, ressaltando que o atendimento de excelência é não apenas atender ao cidadão de forma cortês e respeitosa, mas também ser eficiente, buscar solução, empenhar-se em resolver a manifestação que o jurisdicionado traz.

O Ouvidor Substituto Desembargador Josaphá Francisco dos Santos aproveitou o momento para parabenizar todos os envolvidos no trabalho da Ouvidoria, lembrando que, no ano de 2020, foram feitos mais de 180 mil atendimentos. “A dedicação dos servidores sem os quais nós não alcançaríamos o resultado, é muito importante que seja ressaltada”, concluiu.

Na sequência, o gerente sênior de Auditoria, Compliance e Ouvidoria da Petrobrás Distribuidora, José Eduardo Romão, fez uma apresentação sobre Integridade e Ouvidoria, seguido pelo Desembargador do TJDFT José Cruz Macedo, que falou sobre a importância do  Programa de Integridade implantado no Judiciário do DF.

Durante o evento, a coordenadora da Ouvidoria, Marília Barbosa de Barcelos, prestou homenagem ao Ouvidor-Geral do TJDFT. Para ela, "a celebração dos 21 anos de atuação da Ouvidoria do TJDFT revela uma história marcada pelo acolhimento dos usuários de serviços públicos e pela transformação de problemas individuais em melhorias para a instituição".

O encontro foi encerrado com a apresentação de vídeo institucional em relativo aos 21 anos da Ouvidoria do TJDFT.

Ouvidoria do TJDFT

A Ouvidoria-Geral, que no dia 27/3 completa 21 anos, é o principal canal de comunicação dos servidores e usuários da Justiça do Distrito Federal com o TJDFT. Ao longo de duas décadas, a Ouvidoria acolheu mais de 122,4 mil manifestações da sociedade e contribuiu para o aprimoramento da gestão e melhoria dos serviços do Tribunal.

O setor é responsável pela Central de Teleinformação, que fornece informações institucionais por telefone, e pelo Serviço de Informações ao Cidadão - SIC, encarregado de processar os pedidos de acesso a informações. O atendimento é feito por formulário disponível na página da internet, telefone, de forma presencial e por correspondência - estes últimos, porém, estão temporariamente suspensos, em virtude da pandemia do novo coronavírus e do teletrabalho extraordinário.

Carta de Serviços ao Cidadão do TJDFT também é mantida pela Ouvidoria, em parceria com os vários setores da Casa. O documento esclarece o que é cada serviço oferecido ao público, quem pode utilizá-lo, se há custos, quais são os requisitos e prazos para sua obtenção, bem como as etapas de sua realização.

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