Memorial Virtual do TJDFT celebra Dia da Consciência Negra com evento de arte e cultura

por SB — publicado 2021-11-19T18:50:00-03:00

Audiodescrição: Imagem contendo sete  fotos de participantes do evento extraídas no vídeo de transmissão.Em alusão ao Dia da Consciência Negra, o Memorial TJDFT Virtual: Arte e Cultura em Casa apresentou, na tarde desta sexta-feira, 19/11, um romance intrigante cercado de mistérios e uma exposição de fotografias trabalhadas com a técnica do bordado.

O evento virtual contou com a presença do Presidente do TJDFT, Desembargador Romeu Gonzaga Neiva; da 1ª Vice-Presidente, Desembargadora Ana Maria Duarte Brito; e da 2ª Vice-Presidente, Desembargadora Sandra De Santis. Na ocasião, foi lançado o livro “Leondyne - a Rainha Mestiça”, da escritora Débora Carvalho, e aberta oficialmente a exposição “Permeios entre Celulose e Algodão”, assinada pela artista plástica Márcia Coelho, conhecida como Markoh.  O evento está disponível no canal  oficial do TJDFT no YouTube.

Na abertura do evento, a 1ª Vice-Presidente frisou: "Considerando que as expressões artísticas e culturais nos possibilitam aguçar nossas percepções e trazer à tona sentimentos, considero que este projeto tem lugar especial na busca da saúde integral, visando aproximar, de forma humanizada, o Tribunal dos cidadãos".

Em sua fala, o Presidente do Tribunal ressaltou que "poder proporcionar essa interação entre Justiça e arte é um privilégio". Lembrou a importância da iniciativa para a atuação do TJDFT no tocante à realização não só da Justiça, mas também do aperfeiçoamento da sociedade, do senso de estética, da sensibilidade e da criatividade.

A ação é realizada pelo Memorial TJDFT - Espaço Desembargadora Lila Pimenta Duarte e, nesta sua 4ª edição, contou também com a  presença da cantora convidada Dara Alencar que apresentou a música Essa Conversa.

Leondyne - a Rainha Mestiça

O lançamento do livro  da pedagoga e filósofa Débora Carvalho foi seguido por um bate-papo mediado pelo Desembargador e Presidente da AMAGIS/DF Sebastião Coelho.

A obra conta  a história da universitária Leondyne que se apaixona pelo professor Elias. Quando o casal começa a se relacionar, ela sofre um aneurisma e fica em coma por três anos. Nesse período, passa a viver uma outra vida em uma outra época. A narrativa, que até então se passava em 2009 no Brasil, começa a ter como cenário o Reino Unido de 1300.

A autora contou que a inspiração para escrever o livro veio depois de muitas pesquisas que realizou com vários pessoas e que nele colocou tudo o que um leitor gostaria de ler. "Essa foi a minha maior inspiração", enfatizou.

Permeios entre Celulose e Algodão

A abertura da exposição com 28 fotografias da artista plástica Markoh contou com a presença do Desembargador Sandoval de Oliveira.

Markoh comentou que busca a expressividade nas pessoas que convida para serem modelos em seu trabalho. As imagens trazidas pela artista foram impressas sobre papéis com cores e texturas diferentes e, depois de reveladas, passaram por intervenção artística com uso da técnica do bordado.

Essa e as demais telas que compõem a mostra podem ser vistas no site de exposições virtuais do Memorial TJDFT.  O Juiz Auxiliar da 1ª Vice-Presidência, Francisco Oliveira, destacou que, com o formato virtual, as obras podem ser vistas indefinidamente e de qualquer lugar do mundo. "Nós buscamos a tecnologia e alcançamos a inovação com a elaboração de um evento gratuito e virtual" que "ficará à disposição do público de forma continuada e acessível".

Memorial do TJDFT

O Memorial TJDFT Virtual: Arte e Cultura em Casa é uma realização da 1ª Vice-Presidência, por meio do Núcleo de Apoio à Preservação da Memória Institucional - NUAMI. O evento dá continuidade ao calendário cultural do Memorial TJDFT, que ocorre desde 2013. 

As ações do calendário cultural do Memorial do TJDFT foram retomadas em dezembro de 2020 em formato virtual, após terem sido suspensas em virtude da pandemia do novo coronavírus.

Acessibilidade - Links úteis

Assista à 4ª edição do Memorial TJDFT Virtual: Arte e Cultura em Casa

Site de exposições virtuais do Memorial do TJDFT