No TJDFT, a integridade é construída sobre fundamentos sólidos

por SB — publicado 2021-11-17T12:30:00-03:00

#PraTodosVerem Texto: Integridade no TJDFT. Assinatura: Logo do TJDFT e marca integridade, que consta de ícone de bússola dentro de um quadrado com bordas arredondadas e várias linhas atravessando ao fundo. A imagem tem fundo azul com linhas pontilhadas e pequenos desenhos em formatos diversos: livro, pasta, caderno, folhas, organograma e gráfico.Para que um programa de integridade institucional alcance seus objetivos, é preciso ter fundamentos sólidos. No TJDFT, a integridade está firmada sobre quatro pilares, sendo o primeiro deles o comprometimento da administração superior. Esse apoio fomenta uma cultura de ética e de respeito às leis, com o estabelecimento de normas específicas e com suporte para as iniciativas voltadas à promoção da integridade.

O segundo fundamento recai sobre a definição das unidades responsáveis por executar e monitorar as ações do Programa de Integridade. Para isso, o Tribunal instituiu o Comitê de Governança e Gestão da Ética e da Integridade – COGEI, responsável por fomentar diretrizes e ações que promovam a cultura da ética, da integridade e da sustentabilidade na Casa. Ao COGEI, vinculam-se a Comissão Multidisciplinar de Inclusão - CMI e a Comissão de Enfrentamento dos Assédios Moral e Sexual - CEAMS.

O permanente gerenciamento de riscos é o terceiro pilar do Programa de Integridade do TJDFT. Desde 2019, o Tribunal tem instituída a Política de Gestão de Riscos e Controles, que estabelece princípios, objetivos, diretrizes, estrutura e responsabilidades a serem observadas no processo de gestão de riscos, nos níveis estratégico, tático e operacional. Mais informações na página de Gestão de Riscos.

O quarto fundamento é o constante monitoramento das ações efetuadas, possibilitando que elas sejam continuamente aprimoradas e que se ajustem às necessidades e mudanças ocorridas no ambiente organizacional e social.

Assim, as ações voltadas à integridade encontram sólidos alicerces no TJDFT, permitindo a entrega de uma Justiça cada dia mais efetiva e transparente para a população do Distrito Federal.

Fique por dentro das ações do Programa de Integridade do TJDFT! Acesse aqui.

Acessibilidade - Links úteis

Conheça o Programa da Integridade do TJDFT

Conheça a Portaria Conjunta 30/2021, que institui o Comitê de Governança e Gestão da Ética e Integridade - COGEI do TJDFT

Conheça a Portaria Conjunta 18/2018, que institui atribuições, composição e procedimentos da Comissão Multidisciplinar de Inclusão do TJDFT.

Conheça a Portaria Conjunta 31/2021, que institui a Comissão de Enfrentamento dos Assédios Moral e Sexual - CEAMS no TJDFT.

Conheça a Portaria Conjunta 2/2019, que dispõe sobre a Política de Gestão de Riscos e Controles do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios - TJDFT.

Conheça a página de Gestão de Riscos do TJDFT

Conheça a página Integridade do TJDFT