TJDFT alerta para tentativas de golpes cibernéticos

por ACS — publicado 2021-10-26T11:01:21-03:00

O TJDFT alerta a população para a necessidade de atenção e cuidado com relação às inúmeras tentativas de golpes cibernéticos envolvendo o nome do Tribunal. Foi constatado que criminosos seguem enviando às potenciais vítimas e-mails falsos com a logo do TJDFT e nomes de juízes e servidores.

O tribunal ressalta que é extremamente importante entrar em contato com o órgão por meio de seus canais oficiais de comunicação, bem como a Ouvidoria do TJDFT, e nunca ligar em qualquer número que esteja nesses documentos e e-mails.

Outra orientação importante é pesquisar na internet os números de telefone indicados. É comum já haver registro sobre eles nos sítios eletrônicos de reclamação. Verificado que se trata de fraude, relate o fato nestes mesmos sites para ajudar outras possíveis vítimas.

Fique atento ao remetente das comunicações recebidas. Caso seja uma unidade do TJDFT, busque o contato dela no site oficial do tribunal e ligue para confirmar se o e-mail e as informações são verdadeiras.

Jamais clique em qualquer link apresentado nestes e-mails. Caso estas comunicações lhe indiquem clicar em determinado endereço de internet, observe a extensão das páginas sugeridas. Os sites de internet de órgãos públicos oficiais brasileiros tem endereços que terminam em .jus.br (Poder Judiciário), .gov.br (Poder Executivo) e .leg.br (Poder Legislativo).

Quanto mais informações tiver, mais protegido você vai estar. Em caso de dúvidas, você pode ligar para o Alô TJ – 159, para a Ouvidoria do TJDFT no número 0800 61 46466 (das 12h às 19h, em dias úteis), ou enviar e-mail para o endereço ouvidoria@tjdft.jus.br.