TJDFT aprimora governança institucional e avança no ranking do TCU

por TT — publicado 2021-10-06T17:00:00-03:00

audiodescrição: Índice de Governança e Gestão Públicas do TCU (IGG).  TJDFT conquista 10º lugar entre 378 órgãos públicos avaliados.  Pontuação 72,25%. Na imagem há diversos ícones relacionados á governança, como gráficos, mãos se cumprimentando, dispositivo eletrônico, martelo de justiça, etc.Levantamento foi realizado em 378 órgãos públicos federais

O TJDFT atingiu 72,25% no Índice de Governança e Gestão Públicas (IGG) aferido pelo Tribunal de Contas da União – TCU, no ciclo 2021. Com o resultado, o Judiciário do DF alcança a classificação de  "aprimorado" - a mais elevada do IGG - e passa a ocupar a 10a. posição entre os 378 órgãos públicos avaliados, que registraram índice médio de 52,96%.

O levantamento realizado mede a capacidade de governança e de gestão das organizações públicas federais e de outros entes fiscalizados pelo TCU. Na avaliação, são verificados o nível de implementação de boas práticas relacionadas a governança pública, gestão de pessoas, gestão de TI, gestão de contratações e gestão orçamentária.

No primeiro ciclo, realizado em 2017, o TJDFT ocupava a categoria intermediário com a pontuação 45,46% e. A evolução do Tribunal nos últimos quatro anos é reflexo do fortalecimento da governança na instituição por meio da modernização de procedimentos e da adoção de mecanismos para aprimorar a gestão com transparência, responsabilidade, prestação de contas e uso racional dos recursos disponíveis.

O Programa de Governança Institucional do Tribunal foi criado em 2018 com objetivo de elaborar e implementar a Política de Governança Institucional do órgão, instituída pela Resolução 2/2019. Atualmente, o TJDFT conta com um sistema de governança estruturado, com foco na gestão participativa que envolve diversos setores da Casa, por meio de Comitês e Comissões de Governança que auxiliam o processo decisório do órgão.

Acessibilidade 

Acesse a página Governança e Gestão Estratégica e saiba mais sobre as ações realizadas no TJDFT