Setembro Amarelo: prevenção ao suicídio é tema de podcast do TJDFT

por ACS — publicado 2021-09-13T12:22:00-03:00

Audiodescrição: Arte de divulgação do podcast Compreender Direito. A arte possui a parte superior azul e inferior verde. No meio há linhas, em formato de ondas, significando as ondas sonoras. Há, também, um desenho de microfone. Escrito: TJDFT Podcast. Viva bem, trabalhe melhor. Setembro amarelo e a prevenção ao suicídio. No canto inferior direito tem a foto da psicóloga Daniela Prieto.

No Brasil, o movimento conhecido como Setembro Amarelo teve início em 2015 com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre o suicídio. Por muito tempo, acreditou-se que falar sobre o tema poderia gerar o aumento do número de casos. Hoje, o assunto ainda é cercado de tabus, mas tem sido cada vez mais abordado pela mídia e sociedade em geral como forma de prevenção e para que as pessoas entendam melhor a importância de cuidar da saúde mental.

A psicóloga do TJDFT Daniela Prieto, que também é psicanalista, mestre e doutora em Psicologia Clínica pela Universidade de Brasília e pesquisadora do tema prevenção ao suicídio, defende que “é importante conversar sobre o suicídio no sentido de fazer a prevenção”.

Daniela Prieto é a entrevistada do novo episódio do podcast “Viva bem, trabalhe melhor”, que se junta às diversas ações nacionais e internacionais do Setembro Amarelo, mês em que a campanha de conscientização sobre o tema ganha mais visibilidade.

A entrevista tratou sobre formas de se prevenir o suicídio, fatores que contribuem para que as pessoas tenham ideias suicidas, fortalecimento da autoestima e muito mais. Ouça o episódio completo!

O programa “Viva bem, trabalhe melhor” é uma produção da Assessoria de Comunicação Social do TJDFT em parceira com o Programa de Qualidade de Vida no Trabalho do Tribunal. O canal TJDFT Podcast está hospedado no Anchor e nas principais plataformas de podcast na internet, como Spotify, Apple e Google Podcasts.

Conheça o Programa de Qualidade de Vida no Trabalho – Pró-Vida.