Prevenção ao suicídio infantojuvenil é tema do podcast do TJDFT "Prioridade Absoluta"

por SECOM/VIJ-DF — publicado 2021-09-20T10:03:00-03:00

Audiodescrição: Podcast Prioridade Absoluta, Prevenção ao suicídio infantojuvenil. Imagem de desenho de um microfone ao centro e imagens de ondas sonoras. À esquerda, o rosto da entrevistada Niva CamposO 19º episódio do podcast Prioridade Absoluta fala da prevenção ao suicídio infantojuvenil. A edição é um apoio à campanha do Setembro Amarelo, que conta com a adesão do TJDFT para reforçar a importância da prevenção ao suicídio. Quem traz esclarecimentos, dados e reflexões sobre o assunto é a psicóloga Niva Campos, supervisora da Seção de Atendimento à Situação de Risco da Vara da Infância e da Juventude do DF (VIJ-DF).

Na entrevista concedida ao podcast, Niva dá o panorama histórico da abordagem do tema pela sociedade, alerta sobre sinais do comportamento do jovem que devem ser observados para se prevenir o suicídio e fala da importância da família e dos vínculos afetivos nesse processo. A psicóloga explica ainda a relação entre saúde mental e suicídio e a influência da pandemia na manifestação e agravamento de problemas mentais e psicológicos.

Segundo Niva, ter uma rotina e uma alimentação saudáveis, um sono adequado e reparador, a prática de atividades esportivas, culturais e de lazer, contato com a natureza e a luz solar são questões importantes na prevenção ao suicídio infantojuvenil. “A rotina saudável pode favorecer o bem-estar da criança e do adolescente, enquanto a rotina desorganizada pode abrir a possibilidade do adoecimento psíquico”, alerta. 

O novo episódio do podcast vai ao ar nesta segunda-feira, dia 20/9 (clique aqui para escutá-lo). O Prioridade Absoluta está disponível no canal TJDFT Podcast, hospedado no Anchor e nas principais plataformas de podcast na internet, como SpotifyApple e Google PodcastsO canal pode ser encontrado também na parte inferior da página principal do site do Tribunal. Ouça, comente e compartilhe! 

PRIORIDADE ABSOLUTA

Segundo a Constituição Federal, em seu artigo 227, é dever de todos, com prioridade absoluta, assegurar os direitos de crianças e adolescentes. O podcast Prioridade Absoluta é produzido pela Seção de Comunicação Institucional da VIJ-DF, em parceria com a Assessoria de Comunicação Social do TJDFT, e aborda temas do universo infantojuvenil na voz de profissionais da Justiça da Infância e da Juventude do DF.