TJDFT disponibiliza serviço de tradução em Libras para usuários da Justiça

por SB — publicado 2021-09-23T14:34:00-03:00

Clique aqui e assista ao vídeo explicativo

Imagem com várias ilustrações de mãos coloridas e o texto: Você sabia que o TJDFT oferece o Serviço de Tradução em Libras?Em comemoração ao Dia Internacional das Línguas de Sinais, celebrado em 23/9, o TJDFT divulga vídeo explicando como solicitar serviço de tradução na Língua Brasileira de Sinais – Libras, no âmbito do Tribunal.

O serviço de intérprete de Libras é disponibilizado para audiências, sessões de conciliação, sessões de mediação, atendimentos psicossociais, reuniões, eventos e outras ações do TJDFT. O objetivo é promover acessibilidade comunicacional para pessoas com deficiência auditiva. A medida inclusiva contempla tanto o público externo quanto as pessoas que trabalham no Tribunal.

No vídeo, a supervisora do Núcleo de Inclusão, Acessibilidade e Sustentabilidade do TJDFT, Simone Cosenza, explica que se uma pessoa surda é parte de um processo, deve registrar nos autos que é pessoa com deficiência auditiva e que necessita do auxílio de um intérprete/tradutor de Libras.

A informação é trazida aos autos por meio de petição apresentada pelo advogado ou defensor público. Caso o processo corra em Juizado Especial e a pessoa não tenha advogado ou defensor, ela mesma pode procurar a vara para fazer o registro.

Assista ao vídeo e divulgue em suas redes. O TJDFT acredita que o respeito à diversidade é solo fértil para o desenvolvimento de ideias inovadoras e garantia de uma Justiça acessível a todas as pessoas.