Juíza aposentada e servidor do TJDFT participam de livro sobre direito e tecnologia

por ACS — publicado 2022-04-20T10:40:07-03:00

Audiodescrição: imagem da capa do livro, que contém o nome dos coordenadores e de todos os colaboradores. Assinatura da Editora Juruá.A Juíza aposentada Carla Patrícia Lopes e o servidor Tiago Rabelo são coautores do livro “Direito, Tecnologia e Telecomunicações”, obra da Editora Juruá sob a coordenação de Rodrigo Palma, Camila Ribeiro e Fernanda Teixeira, que contou com a participação de 14 colaboradores. A magistrada e o servidor escrevem juntos o capítulo 6 do livro, intitulado “Jurisdição Digital”.

Segundo a sinopse da obra, “sabe-se que o conturbado século XX assistiu, como nenhum outro no decurso da longa trajetória das civilizações, um assombroso desenvolvimento científico. O mundo conheceu inventos que ditaram a tônica das novas e emergentes eras numa janela concentrada em apenas setenta anos. Em breve síntese, vale notar que fomos da criação do carro e do avião à espaçonave Apollo 11. Ou seja, o homem, graças à sua incontestável vocação para a engenhosidade, tirou os “pés do chão e os colocou na Lua”. Realizaram-se, numa pequena fração de tempo, os sonhos mais caros já registrados pela experiência de nossos antepassados”.

O livro está disponível para compra no site da editora Juruá na internet em versão impressa ou digital.

A Juíza Carla Patrícia Lopes atuou em diversas unidades do TJDFT, dentre elas varas cíveis, da Fazenda Pública do DF e juizados especiais. É mestra e doutora em Direito das Relações Internacionais pelo Uniceub – Brasília/DF, e foi professora da Escola da Magistratura/DF e do Instituto Avançado de Direito – IAD/DF. É coordenadora do livro “As Faces da Justiça”, ao lado da Juíza Marília de Ávila e Silva Sampaio. No TJDFT, foi coordenadora, juntamente com a Juíza Gláucia Foley, do Programa Justiça Comunitária. Aposentou-se em 2016.

Tiago Carneiro Rabelo é analista judiciário da Coordenadoria Central de Atendimento ao Jurisdicionado II. É especialista em Direito e Jurisdição pela Escola da Magistratura do DF - ESMA/DF e autor do livro "Manual do Processo Judicial eletrônico", da Editora Verbo Jurídico.