TJDFT entrega Comenda da Ordem do Mérito Judiciário a 55 agraciados

por ACS — publicado 2022-04-08T11:45:00-03:00

Audiodescrição: print de tela com os presentes na reunião virtual da solenidade de entrega da  Ordem do Mérito Judiciário. Aparecem os rostos de vários agraciados ao centro, a imagem do presidente do TJDFT à esquerda e a intérprete de libras no canto inferior direito.O TJDFT realizou, na manhã desta sexta-feira, 8/4, a 11ª Solenidade de Entrega da Comenda da Ordem do Mérito Judiciário do Distrito Federal e dos Territórios – OMJDFT. A mais alta distinção honorífica criada pelo TJDFT condecorou 54 pessoas e uma instituição. A cerimônia foi realizada virtualmente, ainda devido às medidas preventivas em razão da pandemia da Covid-19, tendo sido transmitida ao vivo pelo canal oficial do Tribunal no YouTube.

Na presença de inúmeras autoridades, incluindo MPDFT, Poder Executivo Distrital, Forças Armadas dentre outras, e após a leitura dos nomes dos 55 agraciados e agraciadas com a comenda, o Presidente do Tribunal, Desembargador Romeu Gonzaga Neiva, agradeceu a presença de todos e externou sua imensa satisfação com a entrega das medalhas.

“É uma satisfação imensa para nós que compomos a Justiça do Distrito Federal celebrar nessa manhã a presente solenidade, que sem dúvida vem reforçar os laços que nos unem. É memorável estarmos juntos, ainda que virtualmente, para partilhar com tantos e distintos homenageados este reconhecimento institucional, fruto do nosso respeito e gratidão pelos esforços e apoios conferidos ao longo dos anos, que ajudaram a construir a melhor Justiça do Distrito Federal e, agora nacionalmente, reconhecida de Excelência”, iniciou o Presidente.

O Desembargador ressaltou o empenho dos laureados, que mesmo diante das dificuldades que se sucederam nos últimos anos, trabalharam com extrema dedicação para que as atividades em prol da população do DF não sofressem com paralisações. “De fato, nos reinventamos, certamente, mas soubemos seguir em frente, porque soubemos ser resilientes no cumprimento de nossas competências. E talvez por isso, por queremos continuar a caminhada em direção ao horizonte repleto de excelentes oportunidades, é que cooperamos uns com os outros e ressignificamos nossas convicções”.

O Presidente foi enfático em renovar o compromisso em recusar todo tipo de retrocesso social e paradigmático de uma Justiça atenta, acessível, efetiva, reparadora, restauradora e igualitária. E finalizou: “Que esta honraria possa servir de mais um estímulo a todos os que venham a atuar em conjunto com o TJDFT, porque os senhores foram fundamentais nesse percurso institucional que materializou a promoção da autonomia, dos direitos humanos fundamentais, do fortalecimento da democracia participativa e da cidadania”.

Homenageados

Dentre os agraciados da solenidade estão o Governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, o Vice-Governador do Distrito Federal Marcus Vinícius Britto de Albuquerque Dias, o Corregedor-Geral da Justiça do Trabalho Ministro Guilherme Caputo Bastos, o Arcebispo de Brasília Dom Paulo Cezar Costa, Magistrados, Servidores e servidoras do Tribunal, dentre outros.

A honraria é regulamentada pela Resolução 9 de 14/3/2016, que, entre outras questões, estabelece que os nomes dos indicados deve ser submetido à aprovação do Conselho Tutelar da OMJDFT. 

Comenda

As Comendas da Ordem do Mérito Judiciário do TJDFT representam Símbolos Honoríficos, com os quais personalidades, físicas ou jurídicas, são condecoradas em reconhecimento a serviços prestados em prol da Justiça do Distrito Federal e dos Territórios e são constituídas de medalhas do mérito judiciário e insígnia.

As insígnias da Ordem são constituídas por uma medalha com quatro imitações das colunas do Palácio da Alvorada em forma de cruz, nas cores branca e vermelha, tudo entre quatro balanças douradas e vazadas, circundadas por espadas de ouro. No centro da cruz surge a deusa Têmis, personificação da Justiça, segurando com a mão esquerda a balança, simbolizando a aplicação da Lei por meio do equilíbrio perfeito entre Direito e Dever. Por fim, há dois círculos concêntricos, tendo no círculo menor a inscrição "Mérito Judiciário - TJDFT".

Saiba mais sobre a OMJDFT

Confira a relação dos agraciados com a OMJDFT deste ano