TJDFT e Defensoria Pública do DF alinham estratégias para fomentar cultura de paz

por ACS — publicado 2022-08-10T15:45:00-03:00

Foto com os participantes da Reunião do TJDFT com a Defensoria Pública do DF

O TJDFT e a Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF) se reuniram para planejar e alinhar atividades para a promoção da cultura de paz com foco na recém-criada Gerência de Mediação da Escola de Assistência Jurídica (Easjur), nessa terça-feira, 9/8. As equipes técnicas definiram planejamento de ações para difusão da conciliação e mediação, com enfoque na promoção de capacitações continuadas e compartilhamento, validação e homologação de dados.  

Temos avançado muito, no entanto, entendo que precisamos reforçar ainda mais estas parcerias já estabelecidas para nos mantermos com bons resultados”, declarou o Desembargador Sérgio Rocha, 2º Vice-Presidente do TJDFT. De acordo com o Defensor Público Evenin Ávila, Diretor da Easjur, a Escola irá conectar todo o trabalho que tem sido desenvolvido em torno da educação em direitos, da cultura de paz, dos fluxos de encaminhamento de casos, da prioridade absoluta da criança e adolescente e das famílias, para expandir e aprimorar o serviço de solução consensual de conflitos, visando a desjudicialização das relações sociais.  

O sucesso da parceria das duas instituições é confirmado diante dos excelentes números apresentados pelo Juiz Auxiliar da 2ª Vice-Presidência, Gilmar Soriano. “Dos casos encaminhados pela Defensoria Pública do DF para mediação pré-processual, em 92% dos casos os conflitos de família se encerram em acordo. Assim, apenas 8% destes aportam nas varas de família do TJDFT, promovendo-se desjudicialização eficiente e que concretiza a finalidade primeira do Judiciário no que refere à pacificação social”, afirmou o magistrado.  

Na ocasião, ficou definida a realização da 1ª Oficina Prática de Mediação em Família, Fluxos de Atendimento e condução da Cultura de Paz, nos dias 12 e 19/9, que será coordenada pelo Núcleo Permanente de Mediação e Conciliação (NUPEMEC). No âmbito da parceria já existente, o TJDFT irá colaborar ativamente em toda a dinâmica da rotina da Gerência que passou a fazer parte da estrutura administrativa da Easjur. Os fluxos de atendimento do setor serão organizados e direcionados em conjunto com o TJDFT para maior eficiência e celeridade na resposta aos assistidos, bem como as atividades serão analisadas  e monitoradas com a geração de dados, com o objetivo de conferir maior satisfação ao público atendido.  

Estavam também presentes na reunião, Carolina Franco, gestora do NUPEMEC, Priscilla Palhano e Wildice Cabral, servidoras da 2ª Vice-Presidência do TJDFT, além das servidoras da DPDF, Gabriela Tomé e Júlia Guerin.