Laboratório Aurora do TJDFT realiza Oficina de Linguagem Simples e Direito Visual para TJBA e TJMA

por ACS — publicado 2022-08-24T12:14:02-03:00

Audiodescrição: tela com a imagem dos participantes da oficinaNessa segunda-feira, 22/9, o Laboratório de Inovação Aurora realizou, na modalidade virtual, Oficina de Linguagem Simples e Direito Visual para servidoras e servidores do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJBA), conforme convite formulado pela Coordenadoria de Apoio ao Primeiro Grau de Jurisdição daquele Tribunal. 

O pedido se justificou em razão do interesse manifestado pelo TJBA em capacitar os servidores integrantes de grupo de trabalho na parte teórica e prática da Linguagem Simples, a fim de implementá-la em seus documentos, manuais e atos de comunicação, nos moldes desenvolvidos no Programa TJDFT+Simples e no Projeto Expedição 4.0. 

O encontro também contou com a participação de integrantes do Laboratório de Inovação do Tribunal de Justiça do Maranhão (Toada Lab - TJMA), que manifestaram interesse em conhecer e aplicar as técnicas naquela Corte de Justiça.   

A oficina, ministrada pela servidora do Aurora Adelyse Morais Lopes, além de apresentar as definições de Linguagem Simples e Direito Visual, ofereceu aos participantes a oportunidade de simplificar um modelo de mandado do próprio TJBA, ocasião em que aspectos importantes das técnicas foram discutidos.   

A atividade realizada pelo Aurora gerou muitos insights e ideias que apoiarão os tribunais participantes a desenvolverem suas próprias iniciativas de Linguagem Simples e Direito Visual. A oficina inaugurou, ainda, uma parceria entre os três tribunais envolvidos, que continuarão a compartilhar suas experiências sobre o tema.