Memorial Virtual ganha novo formato e apresenta exposição de arte e livro de crônicas

por ACS — publicado 2022-08-24T15:20:00-03:00

O TJDFT lança, nesta quarta-feira, 24/08, a oitava edição do Memorial TJDFT Virtual: Arte e Cultura em Casa”. O programa, que está em formato de videocast, traz a abertura da exposição “Graffitti na arte - Educação ambiental”, do artista plástico Ottoni, e o lançamento do livro Mosaico de Mim - Crônicas”, da escritora Vanessa Vaz. O bate-papo com os artistas está disponível no Canal do TJDFT no Youtube

“Graffitti na arte educação ambiental” pode ser visitada no site de exposição virtual do Memorial TJDFT.  

Por conta das restrições impostas pela pandemia da Covid-19, os lançamentos de livros e aberturas de exposições passaram a ser feitos em formato virtual e com transmissão ao vivo pelo Canal do TJDFT no YouTube. A partir desta edição, os artistas conversam com os magistrados em formato de videocast, o que permite ao público acompanhar o bate-papo em qualquer horário. As entrevistas foram gravadas em parceria com a TV Câmara Distrital. 

A 8ª edição começa com a apresentação do clipe Transformação, da banda Mente Sã. Em seguida, o Juiz Aragonê Fernandes, do TJDFT,  bate-papo com a escritora Vanessa Vaz sobre o livro Mosaico de Mim”. Na segunda parte do videocast, a Juíza Lorena OCampos, do TJDFT,  conversa com Diabes Ottoni de Oliveira Filho, mais conhecido como Ottoni, sobre a exposição que traz as belezas da natureza e como ele concilia as atividades de Policial Militar do DF com o trabalho de artista plástico.

Audiodescrição: imagem do juiz Aragonê Fernandes e da escritora Vanessa Vaz durante da 8ª edição do Memorial VirturalMosaico de Mim - Crônicas”

O livro traz uma coletânea de mais de 20 crônicas de autoria de Vanessa Vaz. A obra foi publicada em 2019, pela editora Visiu, e foi finalista na categoria crônicas no I Prêmio Book Brasil em 2020. 

Na conversa com o Juiz Aragonê Fernandes, ela explicou como foi o processo de seleção das crônicas e o nome do título do livro. "Esse título veio de um sonho. São situações, coisas do cotidiano, reflexões. Pensei que o título mosaico poderia ser apropriado porque é como a vida", disse. A escritora contou também  que, no livro, há um título para cada letra do alfabeto. 

Vanessa  relata  que começou a escrever ainda na infância e como a participação em grupos literários contribuiu para que se tornasse uma cronista. Ela destacou a importâncias dos editais culturais, como o do TJDFT, para os artistas. 

Audiodescrição: A juíza Lorena O’Campos durante bate papo com o artista plástico Ottoni na 8ª edição do Memorial TJDFT Virtual“Graffitti na arte - educação ambiental”

Com painéis que usam a linguagem do graffiti, a mostra de Ottoni é um reflexo da paixão pela natureza e do trabalho na Polícia Militar Ambiental do DF. A exposição traz dez obras que estão espalhadas nos muros do Distrito FederalConfira a exposição.

Uma delas é o painel “Três onças”, que foi desenhado no Centro de Educação Ambiental do Parque Nacional de Brasília. Durante  a conversa com a Juíza Lorena OCampos, ele conta algumas peculiaridades da obra.  “É incrível pensar que a poucos metros do Plano Piloto tem onça, lobo guará. Através dessa imagem, procuro trazer o animal que está no cerrado para que as pessoas tenham consciência de como esse animal é importante e a beleza dele”, disse. 

Formado em Artes Plásticas, Ottoni relembrou o início do interesse pela arte e os primeiros trabalhos. Ele fala assim sobre as técnicas que usam nas obras e como o trabalho e a paixão pela natureza contribuem no processo criativo.  

Memorial Virtual

O Memorial TJDFT Virtual: Arte e Cultura em Casa é uma realização da 1ª Vice-Presidência, por meio do Núcleo de Apoio à Preservação da Memória Institucional (NUAMI). O evento dá continuidade ao calendário cultural do Memorial TJDFT, que ocorre desde 2013. 

Mosaico de Mim - Crônicas” e “Graffitti na arte - educação ambiental” foram aprovadas pela comissão organizadora para integrar as Exposições Temporárias de Arte e Lançamentos de Livro no Memorial TJDFT - Calendário 2020.